Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Projeto residencial: saiba aproveitar a iluminação natural

compartilhe:

A luz é fundamental para que possamos visualizar formas e cores dos objetos e nos orientar dentro de casa, ou seja, ela é responsável por nos dar boas condições de orientação e segurança no interior dos ambientes, que por sua vez podem ser iluminados pela luz natural ou pela luz artificial, nos períodos em que a primeira inexiste.

 A iluminação natural é um importante elemento a ser pensado na hora de se conceber um projeto arquitetônico, pois alia arquitetura e sustentabilidade a fim de construir ambientes confortáveis e dinâmicos, proporcionando assim mais bem-estar aos moradores.

O primeiro passo para um projeto arquitetônico bem elaborado é realizar um estudo a respeito do clima local. Ao identificar a orientação em que o sol incide no terreno, evita-se o risco de construir ambientes que recebam pouca luz ou calor em excesso.

Lembre-se de que o sol nasce no leste e se põe no oeste. Confira três dicas básicas para aproveitar ao máximo a iluminação natural em um projeto residencial:

- Procure deixar portas e janelas voltadas para o norte, assim você aproveitará o máximo do sol no inverno e o mínimo no verão;
- Janelas ao leste também são importantes, pois deixam entrar o sol da manhã que é mais fraco e deixará o ambiente, quarto ou sala, com uma temperatura agradável;
- Opte por posicionar a cozinha e área de serviço do lado oeste da casa, com janelas também nessa direção. Após o meio-dia o sol esquenta e esses são ambientes em que as pessoas ficam pouco tempo.

Além da arquitetura, é importante lembrar que, além da iluminação, é preciso pensar também em conforto térmico e ventilação. Sendo assim, o uso de materiais para compor ambientes bem iluminados por luz natural deve ser pensado com cuidado.

O uso de iluminação natural além de reduzir a conta de luz, é muito sustentável.  E já que estamos falando de sustentabilidade, nada melhor do que escolher portas e janelas que somem ainda mais benefícios ao projeto.

As esquadrias de PVC em portas e janelas, por exemplo, são opções ecologicamente corretas devido a sua composição. Além disso, esse material possui propriedades que o torna resistente à radiação ultravioleta e um bom isolante térmico.

Janelas de esquadria de PVC, combinadas com um bom projeto arquitetônico, permitem a entrada de luz natural, uma boa circulação do ar e ainda deixam o ambiente bonito, sofisticado e moderno, fazendo uma integração muito harmônica entre o interior da residência e o exterior.

Você já pensou em usar PVC na sua casa? Entre no nosso site e saiba mais!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados