Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Saiba as diferenças entres esquadrias de PVC, alumínio e ferro

compartilhe:

As esquadrias são elementos de extrema importância na hora de projetar ambientes. É fundamental estudar as melhores opções de acabamento para proporcionar conforto para as pessoas que transitarão no local.

Além da estética arquitetônica, escolher o posicionamento, o dimensionamento e o tipo de material das esquadrias é uma tarefa que deve ser executada com atenção – levando as necessidades e os gostos do cliente e possibilidades do projeto.

Atualmente, os produtos mais usados na fabricação de esquadrias são: PVC, alumínio e ferro. Todos esses materiais têm pontos positivos e outros nem tanto. Assim, confira quais são as características e as diferenças entre os três tipos de esquadrias e faça a melhor escolha!

Esquadrias de PVC

Vantagens: esquadrias feitas em PVC são extremamente duráveis e resistentes – uma característica importante, pois muitas molduras de portas e janelas acabam se desgastando pelo uso constante.

O PVC oferece também excelente isolamento acústico e térmico. Ou seja, a incidência de ruídos no ambiente é reduzida com este material. Já o seu poder de isolamento térmico reduz a troca de calor e frio entre o ambiente interno e externo, mantendo a temperatura ambiente no local. Com isso, diminuem-se os gastos com climatização.

Outro ponto positivo é a facilidade de limpeza e leveza do material, que torna os elementos da construção mais fáceis de serem transportados e manuseados.

Desvantagens: relativamente novo no mercado nacional, o PVC tem um custo maior devido a sua qualidade e estrutura diferenciada, porém a longo prazo é excelente investimento.

Esquadrias de alumínio

Vantagens: a resistência à corrosão do tempo e da maresia é uma das principais atrativos do alumínio. Esquadrias de alumínio também são versáteis e bonitas esteticamente, dando sofisticação aos projetos e combinando com variados estilos de construção.

O alumínio ainda é de fácil limpeza e oferece ótima vedação à água e ar. O material é leve, o que facilita sua instalação e transporte.

Desvantagens: baixo isolamento térmico. Alguns fabricantes adicionam outros materiais na fabricação de produtos em alumínio para reduzir esse problema, que precisa ser compensado com climatizadores de ambientes.

Esquadrias de ferro

Vantagens: esquadrias de ferro são extremamente duráveis e suportam o impacto do vento e da chuva.

O ferro é um dos materiais mais antigos usados na construção, portanto, sempre há um modelo que combina perfeitamente com um projeto. Esquadrias de ferro também dão um toque de tradicionalismo e elegância ao ambiente.

Produtos fabricados em ferro ainda têm a vantagens de serem alguns dos mais baratos do mercado de arquitetura e construção.

Desvantagens: um dos pontos negativos do ferro é a baixa capacidade de se manter intacto ao tempo e variações climáticas, como a maresia – que enferruja o material. Esquadrias de ferro também são pesadas, exigindo mais trabalho na hora da instalação.

Quadro comparativo

Para facilitar na escolha das esquadrias, veja o quadro a seguir, onde: 

A (ótimo)
B (regular - médio)
C (neutro)
D (baixo)

diferença entre esquadrias de PVC, alumínio e ferro

As esquadrias de PVC são as que mais oferecem vantagens, já que são 100% recicláveis, não agridem o meio ambiente e não necessitam manutenção, o que proporciona conforto e segurança por muitos anos.

Conheça também as diferenças das esquadrias de pvc, alumínio e madeira ou baixe o nosso e-book abaixo;

qual é o tipo de esquadria ideal para a sua obra?

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados