Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Excesso de ruídos: saiba como as portas e janelas de PVC podem lhe ajudar a projetar ambientes silenciosos

18 Fev 2016
compartilhe:

A vida nas grandes cidades oferece várias vantagens, mas há quem diga que o “mix” de carros, motos, barulhos de construções e vozes constantes nas ruas gera um excesso de ruídos extremamente desconfortável para quem necessita de algumas horas de silêncio.

Seja para trabalhar, estudar ou apenas descansar, o fato é que a redução total ou quase total dos ruídos externos acaba sendo indispensável para muitas pessoas. Afinal, quando a mente está imersa em um ambiente tranquilo e silencioso, é possível desacelerar os próprios pensamentos e experimentar um foco absoluto nas informações de livros, apostilas, planilhas e projetos.

Entendendo a mecânica do som

Os residentes de áreas urbanas que desejam curtir um pouco de silêncio no dia a dia, e distanciar seus ouvidos da frenética movimentação externa, necessitam buscar alternativas inteligentes para projetar espaços com vedação acústica.

A título de curiosidade, as ondas sonoras obedecem a determinadas leis físicas como os princípios da reflexão e difusão – na prática, isso significa que o som tem a capacidade de se “espalhar” e refletir em diferentes sentidos –, por isso, é essencial criar barreiras acústicas para impedir a reverberação das ondas sonoras tanto externa quanto internamente.  

Projetando ambientes especiais para desfrutar do silêncio

Atualmente, arquitetos e engenheiros dispõem de um “arsenal” completo para garantir excelentes índices de isolamento acústico em apartamentos, residências térreas, ambientes corporativos e comerciais, clínicas médicas, escritórios e outros espaços edificados em zonas urbanas. Entre os materiais que compõem esse arsenal, o PVC apresenta-se como uma das opções mais eficazes, já que ele consegue absorver as ondas sonoras, quebrando a maior parte de sua intensidade no momento em que elas atingem o ambiente.

No entanto, os projetos focados em vedar o som também contemplam revestimentos especiais para piso, paredes e teto – como mantas vinílicas ou de madeira maciça –; contrapisos em lã de vidro ou lã de rocha; acabamentos em gesso; além de portas de PVC e janelas de PVC com folhas de vidro duplas ou triplas.

Não à toa, o mercado arquitetônico já disponibiliza esquadrias de PVC fabricadas especialmente para soluções acústicas, inclusive a Squadra PVC, que fornece para todo o Brasil uma gama exclusiva de portas e janelas com essa função. Para saber mais, entre em contato conosco!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2017 - Todos os direitos reservados