Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Arquitetura e bem-estar: como as cores e texturas podem influenciar seu humor

compartilhe:

Entrar em um ambiente e ser tomado por uma sensação de calma e acolhimento ou, ao contrário, de desânimo e frustração não é algo incomum.  Isto ocorre porque as cores utilizadas em um projeto arquitetônico têm o poder de despertar determinadas percepções e sentimentos nas pessoas que convivem no local.

Não é à toa, portanto, que os arquitetos e designers de interiores são tão “obcecados” com o conceito de harmonização. É focando na harmonia que se encontra as melhores combinações de tons, nuances e texturas para uma sala de estar, um escritório, um quarto ou qualquer outro ambiente.

Criando composições harmônicas com esquadrias de PVC

A escolha dos revestimentos – pisos e paredes – é quase sempre o primeiro passo para definir a “curva” de harmonização do projeto. Afinal, os revestimentos funcionam como um plano de fundo para os móveis e ornamentos decorativos.

No entanto, a escolha dos revestimentos deve considerar as esquadrias que serão utilizadas, já que muitos materiais disponíveis no mercado permitem composições interessantes que despertam emoções positivas. É o caso das esquadrias em PVC, que são disponibilizadas em texturas amadeiradas e lisas, podendo ser aplicadas a diversas propostas de arquitetura.

Os tons de madeira avermelhada como “mogno” e “carvalho” trazem uma sensação de conforto e aconchego, enquanto os tons de madeira fria como “nogueira” fazem com que os residentes sintam uma delicada sensação campestre, que remete à vitalidade da natureza, por exemplo.

Já as cores neutras como prata e branco são específicas para gerar uma sensação de paz, frescor e amplitude. Isto porque tais tonalidades fazem parte do espectro “clean”, focado na claridade, no minimalismo e na liberdade espacial.

Por fim, os tons coloridos são os mais adequados para propostas contemporâneas e dinâmicas, e também para ambientes infantis. Cores como laranja, vermelho e amarelo contribuem para sensações alegres e enérgicas, enquanto tonalidades de azul e verde trazem calmaria e equilíbrio.

Se você pretende compor um projeto com esquadrias de PVC e não dispensa a harmonização de cores, entre em contato com a Squadra PVC e descubra as texturas disponíveis.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados