Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Conheça mais sobre Tipologias de Esquadrias

compartilhe:

As esquadrias são parte fundamentais das edificações como responsáveis por integrar os espaços e, de certa forma, as pessoas. Em cada ambiente, as esquadrias possuem uma função e, por isso, existem tipologias e materiais mais indicados para cada projeto.

Alguns arquitetos estimam que as esquadrias chegam a representar até 20% do valor total de uma obra. Por isso, na hora de planejar o que será colocado em um ambiente é preciso levar em conta não somente a estética, mas, também o custo e a funcionalidade do produto.

O grande papel das esquadrias é proteger o ambiente contra calor, frio, vento e água (infiltrações). Além disso, espera-se que tenha um adequado comportamento acústico, a fim de diminuir, ao máximo possível, a propagação sonora originada do ambiente externo. Também deve ter resistência para se manter intacta durante o transporte e a execução em obra.

Com o passar dos anos, as esquadrias deixaram apenas de proteger os ambientes de casas e edifícios e também ganharam o lugar na decoração do ambiente. Por isso, hoje existem uma série de materiais (PVC, alumínio, metal, madeira, ferro e vidro) e modelos (formas de abertura) disponíveis. 

As esquadrias também podem ser divididas em dois grandes grupos: as prontas, com medidas padrões, e as esquadrias feitas sob medida para cada local.  Falamos mais do tema adiante, para que você possa fazer a escolha correta para o seu projeto!

Materiais

Antes de optar por um material é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada um. Trata-se de um passo muito importante, não somente pelo acabamento estético dos ambientes, mas por funcionalidade e desempenho do material.

PVC

As esquadrias de PVC vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois são produtos que têm duração nos mais diversos ambientes, fáceis para limpar e decoram muito bem.

São materiais feitos sob medida, resistentes e não exigem manutenção recorrente ou pintura (já podem ser compradas na cor desejada). Mesmo quando feitas para locais de grandes dimensões, são leves e fáceis de manusear. Outra vantagem deste material é que pode ser utilizado em diversas formas de abertura, possibilitando atender a qualquer tipo de projeto.

Na Squadra, as esquadrias em PVC possuem garantia contra chuva e vento, apresentam maior resistência a impactos e arrombamentos, oferecem proteção acústica, isolamento térmico, além de serem fabricadas com materiais que menos agridem o meio ambiente.

Um bom exemplo para aplicação de esquadrias são casas de praia. Nestes locais, as esquadrias em PVC são as mais adequadas, já que o material não sofre com umidade e maresia. Neste ou em qualquer outro ambiente, o PVC funciona perfeitamente.

Madeira

O uso da madeira sempre dá um ar rústico ao ambiente e, apesar de ser um material resistente e de alta durabilidade, exige manutenção constante, pois pode “empenar”. As esquadrias em madeira permitem diversos tipos de abertura para portas, janelas e venezianas, sempre com bastante conforto térmico e acústico.

No entanto, as madeiras mais adequadas para este uso estão cada vez mais escassas e têm origem no desmatamento. Daí o motivo de muitos projetos terem abandonado o seu uso.

Alumínio

Podem ser feitas sob medida e exigem pouca manutenção. As esquadrias em alumínio são resistentes à corrosão e não deformam.  Sua desvantagem é apesentar baixo isolamento térmico e acústico. Para resolver o problema, podem ser adquiridos modelos com perfis maiores e vidro duplo, o que aumenta bastante o custo do material.

Esteticamente não estão entre os modelos que mais valorizam os projetos arquitetônicos, mas podem ser adaptados às diversas necessidades de uma construção.

Vidro

As esquadrias em vidro temperado ou blindex utilizam também pequenos perfis de alumínio nas ferragens. Estes modelos facilitam a visualização do exterior da construção, integrando ambientes como salas. No entanto, não são ideais para quartos ou banheiros. As esquadrias em vidro possuem algumas limitações de formato e tamanho, além de oferecerem menos segurança contra arrombamentos. Em alguns casos, também podem ser pesadas para abrir e fechar, o que não é recomendável para todos os tipos de portas e janelas.

Ferro

O uso do ferro para esquadrias já foi bem mais utilizado em décadas passadas no Brasil. Hoje em dia, não é tão comum em todos os tipos de construção. No entanto, este material permite os mais diversos tipos de projeto, quando encontrado um bom profissional que o faça e consiga realizar a manutenção constante devido à oxidação das peças. Sua vantagem é o baixo custo em relação aos demais materiais.

Tipos de abertura

Na hora de planejar uma construção, pensar na forma e nos tipos de aberturas que terão às esquadrias também é muito importante. Avalie quais são as aberturas que estão sendo propostas no projeto para que, ao final, tenha um resultado melhor do que esperava. Conheça alguns tipos de aberturas que podem fazer a diferença no seu projeto:

De abrir: é a mais comum, com simples portas e janelas onde uma folha ou mais se abrem, girando sobre dobradiças, para fora ou para dentro do ambiente.

De correr: correm lateralmente em um trilho fixado no chão ou no teto.

Basculante: abre com auxílio de pivôs localizado nas laterais. Quando a báscula abre, uma parte da janela é projetada para fora e outra para dentro.

Maxim-ar: se abre de forma similar à basculante. A diferença é que a sua folha se projeta para fora do ambiente, podendo chegar a uma abertura de quase 90 graus.

Guilhotina: uma folha sobe e outra desce, mas também é possível deixar uma das partes totalmente aberta, quando coloca as duas folhas para cima, por exemplo. Neste caso, elas ficam presas por meio de borboletinhas metálicas nas laterais.

Camarão ou sanfonadas: as folhas vão se dobrando, deixando o espaço quase todo aberto.

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso site!

Ou baixe nosso catálogo, clicando na imagem abaixo:

Conheça as tipologias e materiais para as esquadrias

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados