Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Descubra como são feitos os ensaios de qualidade das esquadrias de PVC

20 Ago 2017
compartilhe:

Na hora de comprar esquadrias de PVC, a maioria das pessoas foca nos diferenciais estéticos e se esquece dos fatores de desempenho e qualidade funcional. O problema é que, ao ignorar esses requisitos, corre-se o risco de ter o conforto térmico comprometido e, na pior das hipóteses, janelas e portas que “assobiam” e permitem a entrada de água da chuva.

Para impedir esses e outros inconvenientes, os melhores fabricantes de esquadrias realizam ensaios de qualidade que obedecem aos critérios técnicos da ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para entender como funcionam esses testes, acompanhe as próximas informações:

 

Critérios utilizados

A norma técnica NBR 10821-2 de 2011 da ABNT estabelece os métodos para testar o desempenho das esquadrias no que se refere à estanqueidade ao ar e água, pressão do vento e resistência ao manuseio.

Para validar a qualidade da esquadria em cada um desses requisitos, o fabricante reserva um protótipo que passará pelos ensaios em laboratórios autorizados pelo Inmetro.

 

Verificando se há entrada de frio ou calor

No teste de estanqueidade do ar, analisa-se o volume de ar que “atravessa” a esquadria e penetra o ambiente. Para realizar uma medição precisa, aplica-se um cálculo de subtração entre o ar expirado pela câmara e a quantidade que passou para o interior da esquadria. Por meio dessa apuração, é possível saber se o volume de ar que entrou no ambiente pode ser classificado no padrão mínimo, intermediário ou superior do gráfico de desempenho.

 

Verificando a infiltração de água

Nessa etapa, a esquadria é submetida à dispersão de água durante 15 minutos sem que haja simulação de correntes de ar. Posteriormente, aplica-se uma sequência de pressões gradativas que permanecem ativadas por 5 minutos cada, de modo a simular diferentes intensidades de vento que possa acompanhar uma chuva ou tempestade.

Trata-se de um ensaio que avalia o grau de vedação da esquadria, um quesito essencial para atestar o seu padrão de qualidade.

 

Verificando a resistência ao manuseio

Para esse teste são utilizados deflectômetros, dispositivos que mensuram a deformação dos perfis das esquadrias quando estas são submetidas à pressão positiva e negativa. Os aparelhos são colocados nas colunas e travessas, permitindo uma leitura precisa.

As deformações nos perfis não podem ultrapassar os limites estabelecidos pela ABNT e nenhum dos elementos da esquadria pode sofrer rompimentos, quebras ou desprendimento de peças.

 

Padrão superior de qualidade da Squadra PVC

Em todos os testes determinados pela ABNT, a Squadra PVC conseguiu comprovar o seu padrão superior em fabricação de esquadrias. Isso significa que todos os produtos disponibilizados em nosso site receberam o selo de excelência em desempenho e possuem a garantia de qualidade que o seu projeto precisa.

Para saber mais, entre em contato conosco!

 

Quer ficar por dentro da Squadra PVC?
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas novidades
cadastrar
© Squadra PVC 2017 - Todos os direitos reservados