Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Dicas de materiais sustentáveis para sua obra

compartilhe:

Diante da consciência do cuidado com o meio ambiente, o uso de processos e materiais sustentáveis deixou de ser uma simples tendência. Hoje, são itens presentes em quase todos os projetos construtivos contemporâneos.

Aqui no Brasil já podemos ver projetos que estão levando em conta esse conceito, aliando sustentabilidade a outros aspectos, com funcionalidade, bom gosto e durabilidade.

Como adotar esse conceito na obra?

A lista de materiais sustentáveis para obras pode ser incorporada tanto a projetos que estão começando do zero quanto em reformas. Também é possível inclui-los em revitalizações ou na simples substituição de materiais que deixam de fazer sentido na edificação.

Para deixar essa ideia mais clara, nós separamos para você uma lista de dicas sustentáveis que podem ser colocadas em prática em diferentes situações. Acompanhe com a gente!

1 - Lâmpadas de LED

Começamos essa lista com algo muito simples, e que não requer praticamente nenhuma intervenção para ser colocada em prática. Trata-se da iluminação.

As lâmpadas de LED geram energia por microchip, sem o risco ambiental dos gases ou filamentos usados nos modelos incandescentes, halógenos e fluorescentes. Além disso, geram menor consumo elétrico e têm maior durabilidade.

2 - Esquadrias de PVC

As esquadrias de PVC cumprem um duplo papel quando pensamos em sustentabilidade. Primeiro porque elas atuam como excelentes isolantes térmicos, impedindo que o calor de fora irradie para dentro dos ambientes.

Além disso, esse material é produzido a partir do eteno, um subproduto do petróleo, combinado com o cloro extraído do cloreto de sódio – o popular sal de cozinha.

O resultado dessa composição química é uma substância resistente e sustentável, visto que o PVC é 100% reciclável após o término da sua vida útil.

3 - Cortinas de plástico reciclado

Hoje é possível encontrar persianas de vários modelos que são feitas a partir de resíduos plásticos removidos de oceanos, praias e regiões costeiras por voluntários.

Depois de uma triagem e do processamento industrial, o plástico se transforma numa fibra que dá origem às cortinas.

4 - Telhados verdes

Os telhados verdes cumprem a função de cobrir a edificação e, ao mesmo tempo, operam como verdadeiros jardins suspensos.

As folhagens e plantas refletem mais a luminosidade solar em comparação às telhas comuns. Isso faz com que o isolamento térmico do ambiente seja mais eficiente e cria melhores condições de umidade, além de ressaltar o visual.

No entanto, não basta tirar o telhado convencional e plantar algo sobre a laje. É preciso instalar um sistema de drenagem abaixo das plantas e garantir a impermeabilização das lajes para que o projeto não traga transtornos ao longo do tempo.

5 - Isolamento ecológico

Ainda pensando em isolantes térmicos e acústicos, as fibras de celulose, de garrafas PET ou jeans reciclados estão aparecendo no mercado como materiais sustentáveis. Nesse caso, são reaproveitados por meio de mantas ou placas sólidas.

6 - Energia solar

Aproveitar o potencial do sol para além da luz e do calor tem sido uma busca nos projetos de construção civil. Os painéis instalados no telhado ou em áreas livres, junto ao solo, podem favorecer tanto o aquecimento de água quanto a produção de eletricidade.

Gostou das dicas? Que tal incluir os materiais sustentáveis em sua obra? Para isso, você pode contar com a Squadra!

Com tecnologia de ponta e produtos ambientalmente corretos, oferecemos o que há de melhor em esquadrias de PVC. Acesse o nosso site e conheça nossas soluções!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados