Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Esquadrias de pvc invadem o mercado

compartilhe:

Quem acha que PVC é sinônimo de tubos e conexões, “caiu do cavalo”. PVC agora é sinônimo de segurança, resistência e beleza. E as esquadrias de PVC tomam o espaço, até agora ocupado pela madeira, alumínio e aço na construção civil.

O arquiteto, ao utilizar os perfis de PVC, tem a liberdade de desenhar grande variedade de tipologias em função da concepção de seu projeto. As esquadrias possuem características técnicas, que atendem às normas de segurança, de desempenho e estéticas, que permitem construir portas e janelas para pequenos e grandes vãos, em linhas retas e curvas. E melhor, o PVC não propaga o fogo, é inerte e reciclável, portanto não agride a natureza.

A cor básica dos perfis-branca - adapta-se a diferentes estilos, sendo também possível sua utilização em fechamentos especiais de átrios, terraços e jardins de inverno. Cada fabricante possui um ou mais sistemas diferentes de design dos perfis. Nos Estados Unidos e na Europa, esquadrias de PVC estão associadas ao conceito de produto contemporâneo, com rigoroso controle tecnológico, sendo utilizadas em novas obras, projetos de reformas e até mesmo na reposição de peças em edifícios históricos.

Introduzidas no Brasil na década de 80, as esquadrias de PVC chegaram ao mercado acompanhadas por um completo Programa de Garantia da Qualidade, desenvolvido por empresas que formavam, naquele momento, a Associação dos Fabricantes de Perfis para Esquadrias de PVC (AFAP).

“Em pouco tempo, todo o mercado da construção civil se renderá a essa nova tecnologia”, aposta Celso Tolentino, empresário do setor de construção. Segundo ele, a escassez de madeiras nobres em razão do crescente desmatamento, aliada a outros fatores, levará ao uso de novos materiais e nesse caso o PVC desponta por causa da extrema qualidade, praticidade e facilidade de manutenção.

As esquadrias de PVC traduzem, perfeita e harmoniosamente, toda a beleza do projeto arquitetônico, compondo de forma magistral com o jardim, com a piscina e com todos os ambientes internos.

Alma de aço
Na linha de montagem, os perfis recebem barras de aço galvanizado em seu interior, que reforçam a estabilidade das esquadrias. Depois de trabalhados e reforçados, os perfis são soldados, originando uma esquadria monobloco. As esquadrias de portas e janelas de PVC são, portanto, peças únicas.

Tubos x Esquadrias
A fabricação de esquadrias de PVC utiliza fórmula diferente daquela usada na produção de tubos, pois os requisitos de desempenho diferem entre si.

O composto de PVC para extrusão de perfis para esquadrias emprega estabilizantes térmicos especiais, aditivo modificador de impacto e alta concentração de pigmentos brancos que têm a função de acentuar a resistência às radiações UV – raios ultravioletas.

Para garantir a qualidade do produto final, controles rigorosos são realizados em todas as etapas do processo, desde as matérias primas.

Forte contra a chuva, o fogo e outros agressores. Principais características:

Desempenho ao fogo
O PVC rígido é auto-extinguível. Não propaga chamas e, portanto, não gera incêndio nem contribui para sua ocorrência. O elevado teor de cloro na composição do PVC (57%) colabora para o baixo índice de inflamabilidade.

Calor e frio
Considerando variações entre -10oC e + 70oC e, em condições normais de uso, as esquadrias de PVC não apresentam nenhuma limitação quanto à temperatura ambiente. Se necessário, pode-se formular o composto de PVC para resistir a temperaturas inferiores a -10o C.

Agentes biológicos e químicos
O perfil de PVC rígido apresenta ótima resistência aos agentes biológicos, isto é, não é atacado por fungos, bactérias, brocas ou cupins. O mesmo pode-se dizer da resistência em ambientes agressivos, como regiões litorâneas e cidades com alto índice de poluição, ou quando as esquadrias são instaladas em fachadas, com grande incidência de luz solar.

O PVC é sensível à ação de alguns elementos orgânicos, tais como os solventes cetônicos e tetraidrofurânicos (THF), os quais podem eventualmente ser encontrados em algumas tintas e vernizes, em certos produtos de tratamento de madeira, colas e mastiques. Portanto, cuidado na hora da manutenção.


Fonte: O Diário – Mogi das Cruzes

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados