Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Esquadrias em PVC: como escolher, comprar e conservar?

compartilhe:

Se você está se preparando para escolher portas e janelas da casa ou do escritório já deve ter pesquisado um pouco sobre os materiais e modelos disponíveis no mercado. Como já explicamos em outros posts, as esquadrias podem representar até 20% do orçamento total de uma obra. Daí a importância de prestar bem atenção antes de realizar a compra. Além disso, o fato de lidarmos com elas todos os dias, ao abrir ou fechar uma porta ou janela, faz com que essa tomada decisão precise ser bem pensada!

Pensando nisso, levantamos os principais pontos que você deve levar em consideração antes de escolher os modelos de esquadrias que irão compor o seu projeto. Mas, primeiro, vamos explicar as vantagens de adquirir as opções em PVC.

Por que optar por esquadrias em PVC?

O PVC possui algumas vantagens em relação aos outros materiais disponíveis no mercado como o vidro, o alumínio, a madeira e etc. Veja alguns pontos positivos deste produto:

- Pode ser feito sob medida, facilitando a decoração do ambiente;

- Possui alta resistência contra chuva e vento, além de impactos e arrombamentos;

- Oferece proteção acústica e isolamento térmico;

- Necessita de baixa manutenção;

- São fabricados com materiais que menos agridem o meio ambiente.

Como escolher os melhores modelos?

Feitos sob medida ou adquiridas prontas, as portas e janelas requerem muita atenção na hora da escolha pois irão marcar muito os ambientes. O que você não deve deixar de observar:

- Se combina com o ambiente em que será colocado. As portas e janelas devem seguir o estilo arquitetônico e as características do projeto.

- Os tipos de aberturas devem ser pensados para cada cômodo, levando em conta a iluminação natural ou artificial, a privacidade e o conforto.

- Tenha certeza sobre a proporção entre as aberturas e a área do ambiente, se irá permitir uma boa passagem de ar e manter uma boa temperatura no inverno ou verão. Assim é fundamental levar em consideração o clima, a direção do vento e a orientação do sol do local.

- Se irá adquirir opções dentro ou fora do padrão (feitas sob medida).

- Se os modelos selecionados possuem resistência para o local que serão instalados, bem como proporcionam facilidade para abrir e fechar.
As opções de portas em PVC são diversas: portas de correr em PVC, portas de abrir em PVC, portas com múltiplas folhas em PVC. Já as janelas podem ser de correr em PVC, janelas de abrir em PVC, janelas maxim-ar em PVC.

Portas e janelas padrão

Para facilitar, indicamos abaixo as medidas:

Janelas

– quartos: 1,20 x 1,20 m.

– banheiros: 0,60 x 0,60 m e 0,60 x 0,80 m.

Portas

– de entrada: 1,02 x 2,10 m.

– banheiros e quartos: 0,72 x 2,10 m.

– áreas de circulação: 0,92 x 2,10 m.

Como comprar portas e janelas em PVC?

Uma dica muito importante é escolher fornecedores que garantam a qualidade de seus produtos. Esquadrias de baixa qualidade podem gerar muitos problemas na hora de instalar e ao longo da vida útil.

Para isso, os fornecedores de portas e janelas de PVC devem seguir as normas de desempenho NBR-6485 (penetração de ar), NBR-6486 (estanqueidade à água) e NBR-6487 (cargas uniformemente distribuídas) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Esta aprovação é uma evidência única do comprometimento com a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes em um ramo ainda muito pouco regulamentado e com problemas significativos de qualidade.

Ao se produzir um item de tanta importância operacional e financeira para qualquer obra, é de suma importância e responsabilidade que o fabricante de esquadrias e os responsáveis técnicos (construtoras, engenheiros, arquitetos e empreiteiros) se certifiquem de que os produtos utilizados na obra estão de acordo com as normas vigentes de segurança e qualidade do país.

Como é a manutenção do PVC?

Dentre todos os materiais utilizados hoje para a produção de portas e janelas, o PVC é um dos que requer menor manutenção. E isso é muito bom! Afinal quem quer ter que se preocupar sempre com manutenção depois da obra pronta?

As orientações para maior duração do material, estão abaixo:

Após finalizar a instalação das esquadrias, remova todas as películas de proteção que possam estar ainda sobre os perfis de PVC.

Limpe sempre portas e janelas de PVC com produtos neutros – pano macio e detergente líquido pH neutro.

Nunca utilize agentes abrasivos como esponjas ou palha de aço ou removedores químicos, cloro e outros.

Com o tempo, o acúmulo de sujeira pode provocar manchas. Assim, utilize limpadores especiais para sujeiras mais fortes. Para obter esse limpador especial consulte o seu fabricante de esquadrias.

Não deixe de seguir as recomendações do fabricante. Assim, você terá maior durabilidade do material!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados