Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Janelas maxim-ar x basculante: entenda a diferença

compartilhe:

Antes utilizadas apenas em banheiros, atualmente as janelas maxim-ar de PVC têm atraído novos olhares de arquitetos e designers de interiores, que descobriram nelas uma alternativa elegante e contemporânea para os mais diversos ambientes residenciais e até comerciais.

Para quem ainda não conhece, trata-se de um modelo caracterizado pela simplicidade funcional: para abrir a janela, basta empurrar sua folha para fora − que poderá chegar a até 90° em relação à esquadria, conforme os padrões de articulação utilizados na instalação.

Saiba mais sobre esquadrias de PVC.

Criada a partir de um sistema arrojado com alavancas, a janela maxim-ar de PVC se assemelha a um basculante − exceto em algumas características −, possibilitando absoluta ventilação e iluminação quando aberta. Seu formato essencialmente quadrangular ou retangular é ideal para projetos arquitetônicos com "jogos" de perspectivas geométricas.

Diferenças entre o modelo Maxim-ar e basculante

Essa é uma dúvida comum entre os usuários finais que se deparam com ambas as opções em um catálogo ou show-room de esquadrias. Afinal, se visualmente as janelas maxim-ar de PVC são tão parecidas com as tradicionais janelas basculantes, quais são as distinções entre elas?

A resposta está no mecanismo de abertura: enquanto as basculantes utilizam um eixo vertical, o modelo maxim-ar tem seu sistema "abre-fecha" operando em um eixo horizontal. Além disso, as janelas maxim-ar são compostas por apenas uma folha ou folhas separadas e independentes; já as basculantes podem ser formadas por um conjunto de folhas com um único sistema de acionamento.

Formatos, tamanhos e acabamentos da Maxim-ar

Como mencionado, o mercado disponibiliza modelos quadrados que permitem uma série de combinações harmoniosas com outras concepções arquitetônicas retilíneas. Geralmente, elas são comercializadas em dimensões como 60 cm x 60 cm ou 70 cm x 70 cm, embora também possam ser maiores ou menores e com proporções retangulares.

No que se refere aos acabamentos, as janelas de PVC admitem combinações com folhas fixas ou de correr; vidros coloridos, transparentes ou canelados; e telas-mosquiteiro recolhíveis. Evidentemente, a escolha deve ser pautada na preferência do usuário e em seus objetivos estético-funcionais para o ambiente que comportará a janela.

A Squadra PVC possui um catálogo exclusivo com modelos maxim-ar em diversos estilos arquitetônicos. Para conferir, continue navegando pelo site ou visite o nosso show-room.

qual é o tipo de esquadria ideal para a sua obra?

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados