Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

O poder das esquadrias para a estética arquitetônica

19 Dez 2017
compartilhe:

Desde os primórdios da civilização, quando os povos começaram a construir suas primeiras moradias, as construções eram dotadas de aberturas para entrada, saída e circulação de luz e ar. Com o passar do tempo, tais estruturas foram evoluindo e passaram a ser preenchidas por elementos que chamamos hoje de esquadrias.

Nessas épocas remotas, o objetivo das esquadrias era garantir tão somente o conforto e a segurança dos moradores. Hoje, porém, elas ultrapassaram seu propósito básico e tornaram-se peças de grande valor estético, sendo capazes de compor estilos e fazer toda a diferença na perspectiva final de um projeto arquitetônico.

Não por acaso, o mercado tem disponibilizado cada vez mais opções de texturas, cores, materiais e modelos de portas e janelas, visando satisfazer todos os gostos e permitir diferentes propostas estilísticas ou decorativas. Acompanhe as próximas informações e descubra como as esquadrias podem transformar seu projeto:

 

A escolha que pode mudar tudo

Na hora de escolher as portas e janelas, é essencial conciliar beleza e funcionalidade, sem se esquecer de fatores como conforto termoacústico e segurança. Do ponto de vista estético, é necessário considerar a composição de todo o espaço, de modo que, após a instalação, não haja problemas de desarmonia com as paredes, revestimentos e móveis.

Ao fazer uma escolha coerente com os outros elementos arquitetônicos da residência, é possível garantir uma estética contemporânea, clean ou rústica, de acordo com a proposta do projeto. Mas não se limite aos estilos “prontos”: também é permitido ousar e colocar modelos de diferentes tamanhos e texturas em um mesmo ambiente, desde que haja equilíbrio e elegância.

Independentemente dos seus objetivos e expectativas, a conjugação de beleza e funcionalidade deverá ficar por conta de um arquiteto. Afinal, este é o único profissional apto a definir as melhores medidas, texturas e modelos de esquadrias para o seu projeto.

 

Combinações inventivas e singulares

A versatilidade das esquadrias de PVC permite ao arquiteto explorar de forma criativa diversos tipos de combinações, trabalhando com elementos, tons e simetrias específicas. E isso focando não só na fachada externa, mas também na atmosfera interna que receberá as gradações de luz natural conforme a necessidade do usuário.

Janelas e portas amplas de PVC, por exemplo, proporcionam uma ambientação extremamente clara e natural, sendo indicadas para projetos com foco na economia de energia e na integração com a natureza. Já os modelos de proporções menores permitem a entrada sutil de luz do sol, garantindo ambientes mais intimistas e acolhedores.

 

Sofisticação e contemporaneidade

Quem busca uma estética mais contemporânea para sua residência, pode apostar nas esquadrias de PVC de correr, que podem se transformar em autênticas “paredes de vidro” para separar ou integrar ambientes.  Sofisticadas e funcionais, tais peças são aplicáveis a todos os tipos e tamanhos de espaços — em ambientes pequenos elas proporcionam a otimização do espaço, enquanto os cômodos grandes têm sua amplitude realçada.

 

Frescor e minimalismo

Esquadrias de PVC em tons brancos podem ajudar a compor ambientes cleans, que criam uma atmosfera de paz, frescor e liberdade. Trata-se de uma proposta que elimina os excessos — de elementos e cores —, focando em tons predominantemente neutros e geometrias retas. O número reduzido de móveis é outra característica marcante do estilo clean, que sugere espaços mais livres para circulação e fáceis de higienizar.

Ao trabalhar com janelas e portas de PVC com folhas de vidro, é possível preencher o ambiente com luz natural — um detalhe imprescindível para ter um ambiente verdadeiramente clean.  O acabamento ficará por conta de cortinas leves e claras, espelhos e ornamentos minimalistas.

 

Rusticidade e acolhimento

Engana-se quem pensa que é necessário estar no campo para acrescentar um toque rústico ao projeto arquitetônico. Na verdade, até mesmo as casas urbanas podem se beneficiar das esquadrias de PVC com texturas amadeiradas, que deixam o ambiente mais caloroso e convidativo.

O segredo para deixar a composição harmônica é combinar as esquadrias com elementos naturais como revestimentos em pedra ou tijolo aparente, móveis de demolição, estofados de tecido artesanal, entre outros detalhes repletos de rusticidade.

Agora que você já conhece o poder das esquadrias para a estética arquitetônica, que tal realizar um orçamento de suas portas e janelas? Basta entrar em contato com a Squadra PVC e solicitar uma cotação personalizada!

Baixe o catálogo da Squadra PVC
e receba em seu e-mail as nossas novidades
cadastrar
© Squadra PVC 2017 - Todos os direitos reservados