Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Principais aspectos ambientais do PVC

compartilhe:

Composição do PVC

O PVC (policloreto de vinil) é um plástico que não se origina 100% do petróleo. Mais da metade da sua estrutura molecular vem do sal marinho e apenas 0,25% das reservas mundiais de gás e petróleo são consumidos para produção do plástico. Dentre os demais elementos ativos em sua composição química estão o etileno, os estabilizantes e os corantes.

Pode-se, portanto, dizer que o PVC é um termoplástico que auxilia o meio ambiente, pois, além de não agredir a natureza, economiza energia e reduz a produção de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Outro fator positivo está em relação ao etileno, pois a reserva para esse composto é encontrada naturalmente em plantas, sendo uma oferta renovável através de biocombustíveis. O Brasil desenvolve a produção do PVC de acordo com o composto de 57% em cloreto de sódio e 43% em eteno, derivado do etanol da cana-de-açúcar.

Sobre o aspecto ambiental, a formação do PVC com elementos naturais é um ponto positivo para a demanda ecológica - ele é um dos materiais que menos agride a natureza.

Durabilidade do PVC

Os produtos feitos com o material PVC têm uma longa vida útil, em média 20 a 30 anos. Há residências que, ao serem demolidas, mantém as molduras de PVC intactas e aptas para o reaproveitamento de toda a estrutura do material.

A durabilidade das janelas e portas de PVC está relacionada ao objetivo da utilização do produto, pois as principais características são: a permeabilidade do ar, vedação à água e resistência ao vento. Além disso, o incrível isolamento térmico e acústico reflete na diminuição do ar condicionado e da poluição sonora.

Com esse longo tempo de duração, a estrutura de PVC não é descartada com facilidade. Logo, as fábricas produzem o material de acordo com a real necessidade, sem que haja desperdício e acabe de tornando lixo para o ambiente.

Reciclagem de PVC

Os produtos feitos com PVC, quando não têm mais utilidade, são reciclados para uma reutilização. Nesse aspecto, há registros em que produtos desse material podem ser reciclados até dez vezes sem perda de qualidade, pois os componentes desse material são de origem natural.

Um fator preponderante sobre a reciclagem está ligado a flexibilidade do PVC, pois o material se adéqua a necessidade. O fácil manuseio auxilia na modificação da estrutura física, surgindo diversos formatos para uma única peça.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados