Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

5 tipos de decoração de varanda para se inspirar

compartilhe:

Em tempos de valorização do ambiente doméstico, tanto para o home-office quanto para as atividades do dia a dia, a varanda se transformou num espaço cobiçado dentro das casas e dos apartamentos.

Até então considerado apenas um ponto de contato entre a construção e a área externa, a varanda se tornou um dos ambientes preferidos dos moradores. Afinal, é favorável ao convívio, ao trabalho, ao lazer, à diversão e, por que não, também à gastronomia.

Contemporaneamente, a varanda se transformou num dos espaços mais disputados do ambiente doméstico. E, justamente por isso, ganhou uma atenção privilegiada dos proprietários e profissionais na elaboração de projetos tanto de construção quanto de decoração.

De olho nessa tendência, nós separamos algumas dicas especiais de decoração de varanda para ajudar você a transformá-la de acordo com a sua realidade e necessidade. Confira!

1 - Varanda inspiradora para refeições e trabalhos

decoração para varandas pequenas

Se você tem no seu apartamento uma varanda pequena, uma opção é instalar a chamada cortina de vidro. Essa opção isola o ambiente com uma camada de proteção. Dessa forma, você pode instalar um pequeno balcão na altura do parapeito.

Ele pode ser usado tanto para realizar pequenas refeições quanto para se inspirar em escrever ou estudar admirando a vista do seu prédio.

2 - Varanda para conviver: funcionalidade e leveza, sem perder o charme

madeira e tecido para decorar varandas

Outra possibilidade interessante é transformar a varanda do apartamento em uma pequena extensão da sala de estar.

Você pode investir em elementos de decoração de madeira e tecido, além de puffs e sofás pequenos que caibam no espaço e garantam a circulação.

Lembre-se, no entanto, de que, ao investir nesse tipo de material, é necessário garantir o isolamento e evitar o contato desses móveis com a umidade.

3 - Transformando a varanda num jardim

exemplo de jardim para varandas

Também é possível valorizar a varanda sem a necessidade de isolá-la ou fazer a integração desse espaço como um ambiente fechado.

Você pode aproveitar as estruturas laterais de alvenaria para colocar algumas plantas ou pendurar vasos ou paletes que transformam as paredes em jardins verticais. Outra dica é apoiar escadas de madeira nas paredes e utilizar os degraus como valetas para plantar ervas, flores, ou plantas decorativas. 

4 - Varanda com ar livre: relaxamento e diversão com vento no rosto

varandas de apartamento com espaço aberto

Outra possibilidade de valorizar a varanda de apartamento sem a obrigatoriedade do fechamento é investir em utensílios e móveis que possam molhar.

É o caso das mesas e cadeiras de alumínio revestidas com fibras sintéticas que imitam a palha. Esses móveis, também utilizados em área de piscina, caem muito bem numa varanda, garantindo um espaço de convívio e refeição.

Assim, você não perde a possibilidade de ter a circulação de ar ou mesmo a chance de tomar uma cerveja ou ler um bom livro com o vento no rosto.

5 - Varanda longa: uma sala expandida, com infinitas possibilidades

sala expandida na varanda

Fechamos a nossa lista de dicas com uma possibilidade que vale tanto para apartamentos maiores quanto para casas térreas com terreno avantajado. A ideia é transformar a varanda numa extensão integrada do ambiente interno.

Nesse caso, as possibilidades são muitas. É possível, por exemplo, criar uma ilha e instalar um cooktop integrado à pia e à churrasqueira, criando um espaço gastronômico.

Outra opção é apostar na instalação de sofás ou uma mesa de centro com cadeiras para petiscar e reunir a família e amigos.

Dependendo do projeto, é possível utilizar a cortina de vidro para cortar o vento ou instalar uma porta de correr para separar os ambientes interno e externo.

Nossa dica é utilizar as esquadrias de PVC para a composição desse espaço. Afinal de contas, elas resistem à exposição solar e à umidade, oferecendo um bom resultado de isolamento térmico e acústico.

Gostou das nossas dicas? Clique aqui e veja possibilidades para a criação de jardins de inverno sensacionais! Conheça nossas esquadrias de PVC e saiba como podemos incorporá-las em seu projeto. 

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados