Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Confira as tendências de arquitetura para 2022

compartilhe:

Estamos iniciando o ano novo com um cenário bastante peculiar, em duas frentes. A primeira é relativa aos reflexos da pandemia no estilo de vida e na rotina de trabalho de muitas pessoas – especialmente com o crescimento das modalidades de trabalho remoto.

A segunda frente, relacionada à macroeconomia, coloca o mercado no aguardo da retomada da normalidade de preços e no ritmo de produção industrial e de logística para vários insumos. Entre eles vários que estão envolvidos no setor da construção civil, como ligas metálicas e polímeros.

Apesar dessa perspectiva ainda um pouco nebulosa, as tendências para 2022 na arquitetura estão apontando para reforçar a modernidade, o estilo e, de modo especial, a integração com a natureza.

Para te deixar por dentro dos contextos que devem nortear o setor no ano novo, nós separamos aqui alguns tópicos que certamente vão movimentar as empresas e profissionais. Acompanhe!

Ambientes integrados e mobília versátil

O ano novo começa valorizando os ambientes integrados, com menos paredes e mais áreas em conceito aberto. Essa tendência oferece espaços mais amplos e permite um melhor aproveitamento de áreas que, em projetos tradicionais, ficam subutilizadas, como corredores e sacadas.

Os projetos contemporâneos acabam com áreas de circulação, integrando corredores aos espaços das salas. Nos apartamentos, com o uso das chamadas cortinas de vidro, ampliam a área da sala e trazem para dentro da área útil a vista da sacada.

Ao mesmo tempo, o uso de móveis de linha versátil também aparece como aspecto a ser valorizado em 2022. Trata-se de um reflexo imediato do home office, que trouxe para dentro de casa a funcionalidade e a ergonomia dos móveis corporativos, aliados ao bom gosto e ao estilo próprios dos ambientes residenciais.

Integração do verde e dos elementos naturais

A rotina de maior isolamento gerada pela pandemia acabou por despertar em nós a necessidade de uma conexão permanente com a natureza.

Embora a decoração dos ambientes com plantas e flores continue atual, também é possível apostar na integração das áreas construídas com espaços de jardim. Isso torna os ambientes mais aconchegantes e transmite mais tranquilidade aos ocupantes.

Além da ligação da área externa com a interna, as tendências da arquitetura que apontam para essa integração passam também pela incorporação de elementos da natureza nos projetos construtivos e nas linhas de acabamento. Madeira, pedra e palha estão entre os materiais em alta para revestimento.

O uso de cores que simulam a terracota em móveis, vasos e detalhes nas paredes também está em crescimento.

Além disso, os projetos para 2022 devem investir fortemente em estruturas e técnicas sustentáveis, tais como reuso de água, o uso de energia solar, e o manejo de materiais com técnicas de produção ecologicamente responsáveis.

Decoração retrô: recordando sentimentos e sensações

Apesar de não ser uma novidade no mercado, a decoração retrô se revela como tendência para este ano.

Ainda como reflexo desse novo momento de valorização do ambiente doméstico e de reconstrução afetiva da casa – tanto como espaço de convívio quanto de atividade profissional - estamos presenciando o valor das antiguidades, dos acessórios das gerações passadas e até de elementos funcionais (como torneiras, pias ou bancadas) como uma tendência no decor.

Objetos e materiais que foram usados ou que fazem referências a boas histórias pessoais e familiares estão novamente com muita força nos projetos de decoração para este ano de 2022.

Quer saber mais sobre projetos inspiradores para a sua obra? Clique aqui e conheça a versatilidade arquitetônica das nossas esquadrias de PVC.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados