Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Conheça 5 dicas sustentáveis para a sua casa

compartilhe:

A consciência do cuidado com o meio ambiente chegou pra ficar no mercado da arquitetura e da construção civil. Diante dessa mentalidade que tem cada vez mais ressonância, os projetos estão se desenvolvendo progressivamente com a aplicação de processos e materiais sustentáveis, sem deixar para trás atributos fundamentais como funcionalidade, elegância e durabilidade.

O que são construções sustentáveis?

As construções sustentáveis são todas aquelas que utilizam técnicas ou materiais ecológicos para a criação de projetos residenciais ou comerciais. Esse conceito pode ser aplicado tanto em edificações novas quanto em empreitadas de ajuste ou revitalização de estruturas já existentes.

Diante dessa realidade, nós fomos pesquisar e trouxemos para você uma lista de 5 dicas de sustentabilidade para você incluir no seu projeto de reforma ou construção. Acompanhe com a gente!

1- Telhados verdes

Em vez de usar telhas tradicionais para cobrir a casa, projetos contemporâneos de arquitetura têm apostado nos telhados verdes. Funcionando como um jardim suspenso, eles abrigam folhagens e plantas que refletem mais raios solares que as telhas comuns, melhorando o isolamento térmico, além de deixar o ambiente mais úmido e belo.

É necessário, no entanto, ter um bom sistema de drenagem abaixo das plantas e garantir a impermeabilização das lajes, para evitar a passagem de umidade do jardim para a parte interna.

2- Materiais que não transferem calor

Para ter uma casa mais fresca e que não necessite da instalação de equipamentos de ar condicionado, que consomem muita energia, vale a pena pensar igualmente em materiais que funcionem como bons isolantes térmicos e, ao mesmo tempo, não agridam o ambiente.

É o caso do PVC, que é produzido a partir do eteno, um subproduto do petróleo, combinado com o cloro extraído do cloreto de sódio – o popular sal de cozinha. O resultado dessa composição química é uma substância resistente, com ótimo isolamento térmico e ambientalmente sustentável, visto que o PVC é 100% reciclável após o término da sua vida útil.

3 – Isolamento ecológico

Na linha dos isolantes térmicos e acústicos, o mercado da construção civil tem inovado na busca de produtos reciclados ou reaproveitados para outra necessidade, é o caso das mantas feitas com fibras de celulose, de garrafas PET ou jeans reciclados.

4 – Energia solar

Pensar em uma casa sustentável passa ainda por aproveitar o máximo possível da luminosidade natural. E os benefícios da luz solar são muitos: além de propiciar aquecimento de água e produção de eletricidade por meio de painéis que podem ser instalados nos telhados, a luz natural pode ser usada igualmente na composição do próprio ambiente, desde que as janelas estejam posicionadas de modo a aproveitar melhor as posições do sol ao longo do dia.

5 – Coleta de água pluvial

Uma dica simples e de baixo custo de instalação é o aproveitamento de água das chuvas. A proposta é direcionar a água de calhas e rufos para uma cisterna que pode ser aterrada ou aparente.

A água acumulada pode ser usada para lavar o jardim, molhar as plantas ou mesmo ser direcionada para dentro da casa, para uso em vasos sanitários ou outras aplicações que não precisam de água potável.

Gostou dessas dicas? Clique aqui e conheça mais vantagens do uso de esquadrias de PVC na sua obra.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados