Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

O que é PVC? Conheça o melhor material para suas esquadrias

compartilhe:

Aqui em nosso blog a gente sempre compartilha informações sobre a funcionalidade e a aplicação do PVC nas esquadrias, oferecendo uma opção competitiva e de muito bom gosto para a sua obra.

Dessa vez, no entanto, vamos apresentar um perfil mais técnico sobre esse material tão versátil nas diversas cadeias de produção industrial. Se você deseja entender melhor o que é PVC, como acontece a sua produção e quais são as principais características desse material, acompanhe as linhas a seguir!

Na natureza à indústria: o processo de fabricação

A nomenclatura expandida da sigla PVC é policloreto de polivinila. Trata-se de um produto obtido por meio da composição harmonizada de carbono, hidrogênio e cloro. A base natural da produção do PVC está no petróleo (57%) e no sal (43%). Do sal se extrai o cloro, por meio de um processo de eletrólise (com o uso de uma corrente elétrica, separam se os átomos do cloro e do sódio, extraindo-se apenas o primeiro componente. Do petróleo extrai-se um composto carbonado chamado eteno.

Para obtê-lo, destila-se o óleo cru, recolhendo uma substância chamada nafta leve. Essa nafta tem as suas grandes moléculas quebradas com a ajuda de um catalisador químico, gerando uma molécula menor, o eteno.

Esses dois compostos (cloro e eteno), em fase gasosa, são colocados em reação, numa proporção controlada, dando origem ao dicloro etano. Desse composto surge a unidade base do PVC, o monômero cloreto de vinila. Essa substância passa por um processo de polimerização (uma reação química que força a união de vários monômeros, criando grandes moléculas).

Essa reação dá origem a um pó branco, muito fino que, nessa forma, não tem uso direto. Por isso, a essa resina são adicionados outros produtos químicos, que passam junto com a resina pelos processos industriais de formatação das peças nos diferentes formatos e aplicações.

Benefícios do material

A partir do pó base, a depender dos aditivos e do processo de formatação, o PVC passa a oferecer várias funcionalidades e aplicações: de produtos médicos a embalagens, de tubos de água a dutos de gás, de autopeças a revestimento para fios e cabos, são incontáveis as possibilidades de uso do PVC.

Notadamente na construção civil, esse material tem muita serventia – inclusive para as tão conhecidas esquadrias de PVC. Algumas das características do PVC que justificam esse uso são:

- Alta durabilidade: a vida útil dos produtos de PVC é, em média, superior a 60 anos;

- Segurança: o PVC não é tóxico, é impermeável à água e a gases em geral, e muito resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores, além de não se deformar em contato com a maioria dos reagentes químicos;

- Isolamento: estruturas em PVC oferecem bons resultados como isolante térmico, elétrico e acústico;

- Sustentabilidade: Como seu processo de produção não gera gases poluentes, o PVC é visto como material ambientalmente correto, além de ser 100% reciclável.

Diante de tantas informações relevantes, temos a certeza de que você tem agora ainda mais condições para optar pelas nossas esquadrias de PVC na sua obra de reforma ou construção.  Entre em contato com a gente e faça uma consulta!

quer saber mais sobre as esquadrias de pvc?

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados