Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Engenheiro ou arquiteto? Quem devo contratar para minha obra?

compartilhe:

Na hora de planejar a construção de um imóvel, é muito comum a busca pelos serviços de vários profissionais que auxiliam na preparação, nos cálculos, nos orçamentos e na execução da obra – do alicerce ao acabamento fino.

Entre esses profissionais, duas categorias são constantemente requisitadas: os engenheiros e os arquitetos. Muitas pessoas, especialmente aquelas que vão iniciar a construção de uma casa pela primeira vez, ficam em dúvida sobre a necessidade de contratar os serviços dessas duas categorias, ou se é possível levar uma obra adiante com apenas um profissional –  engenheiro ou arquiteto.

Pra ajudar você a tomar a decisão mais acertada para a sua situação, preparamos um resumo muito bacana sobre as atribuições de engenheiros e arquitetos na hora de assumir uma construção. Acompanhe!

Arquiteto: desenhando e otimizando o aproveitamento dos espaços

Quando a gente pensa na planta de uma casa, aparentemente está a em jogo apenas a divisão dos espaços – ou seja, onde cada cômodo da casa vai ficar. No entanto, o olhar profissional do arquiteto, na hora de desenhar uma nova construção, leva em conta uma série de outros fatores. Por exemplo, o melhor aproveitamento possível do terreno; a ventilação e a iluminação adequadas para cada um dos espaços; a funcionalidade da casa, de modo que a circulação entre os espaços e a integração dos ambientes estejam garantidas; e um senso estético que harmonize a obra – tanto na fachada quanto nos espaços internos e ao ar livre.

Além disso, por conta dos conteúdos da sua formação acadêmica, o arquiteto pode ajudar a “humanizar” a obra,  já que, no diálogo com o cliente, pode entender bem as necessidades e expectativas de quem está bancando a construção e, com isso, montar  projeto que atenda ao gosto do cliente e, ao mesmo tempo, seja funcional.

Ou seja, normalmente é a partir do arquiteto que começam os estudos para elaboração e planejamento da obra. A planta – seja ele baixa, em escala, ou digitalizada em 3D – representa graficamente o esquema de aproveitamento dos espaços, além de inspirações para o paisagismo, o design, a mobília e o acabamento fino dos ambientes.

Também partem do arquiteto sugestões de pisos, revestimentos, peças sanitárias e demais itens de acabamento – sempre levando em conta estilo, funcionalidade, harmonia e perfil da obra, além do acompanhamento de toda a execução.

Engenheiro: definindo a estrutura, os métodos e os materiais

O engenheiro civil tem na sua formação básica uma série de conteúdos relacionados a cálculos matemáticos e leis da física. Com isso, o engenheiro está habilitado para calcular o desenho estrutural da construção e as técnicas que serão usadas para edificar e sustentar a obra sem riscos. Para isso, o profissional de engenharia leva em consideração todos os pesos (ou cargas) que a construção vai precisar suportar, seja na própria estrutura, seja para o perfil de ocupação.

Além disso, o engenheiro tem a competência técnica de avaliar o solo do terreno e definir qual tipo de estrutura deve ser usada – definindo a quantidade e as medidas de estacas, sapatas, pilares e vigas, além de dimensionar a quantidade de material envolvido na composição desses elementos construtivos.

O engenheiro civil também pode colaborar no desenho dos sistemas elétrico e hidráulico da casa, garantindo funcionalidade e segurança nesses itens essenciais. Sem deixar de lembrar que é o engenheiro, necessariamente, que assume a responsabilidade técnica pelo projeto estrutural da obra, sendo que ele precisa assinar um documento (Anotação de Responsabilidade Técnica, mais conhecida como ART) no qual ele reconhece que realizou e está de acordo com as medições e especificações de construção que serão executadas ao longo da obra.

O que fazer final?

Normalmente os escritórios e profissionais de arquitetura já têm parcerias com empresas e profissionais de engenharia para oferecer serviços combinados na hora da contratação. No entanto, nada impede que você procure um arquiteto e um engenheiro da sua confiança e solicite que eles trabalhem juntos para atender a sua demanda particular.

Gostou dessas dicas? Clique aqui e veja como as esquadrias de PVC podem deixar a sua obra ainda mais especial.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados