Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Saiba por que esquadrias de PVC são as melhores para sua casa

compartilhe:

Vai começar a obra da sua casa e está na fase de selecionar os melhores materiais para compor o projeto? Então você está lendo esse post na hora certa!

É sempre importante conhecer as vantagens e limitações de todos os materiais que irão fazer parte da sua residência, a fim de não ter surpresa mais para frente. As esquadrias são parte fundamentais de qualquer construção e podem representar até 20% do valor total de uma obra. Por isso, é preciso cautela e muita pesquisa para escolher bem.

Para que você entenda um pouco sobre o tema, destacamos alguns pontos importantes sobre as esquadrias de portas e janelas. O primeiro deles é para que você compreenda melhor o que é uma esquadria e, em seguida, falamos das vantagens das esquadrias de pvc – material que está em destaque no mercado por sua qualidade, versatilidade e durabilidade. Confira!

O que são as esquadrias?

O termo esquadria se refere às portas, às janelas, aos portões, aos quadros fixos ou qualquer outra estrutura responsável pelo fechamento de um vão em uma obra. O grande papel das esquadrias é proteger o ambiente contra calor, frio, vento e água (infiltrações).

Além disso, espera-se que tenha um adequado comportamento acústico, a fim de diminuir, ao máximo possível, a propagação sonora originada do ambiente externo.

Com o passar dos anos, as esquadrias deixaram apenas de proteger os ambientes de casas e edifícios e também ganharam um lugar na decoração do ambiente. Por isso, hoje existem uma série de materiais (pvc, alumínio, metal, madeira, ferro e vidro) e modelos (formas de abertura) disponíveis.

As esquadrias também podem ser divididas em dois grandes grupos: as prontas, com medidas padrões, e as esquadrias feitas sob medida para cada local.

PVC: por que são as melhores esquadrias?

Mas o que é PVC? O pvc é simplesmente um material em que a estrutura é proveniente do cloreto de polivinil. Trata-se de um material rígido e resistente, que utiliza perfis de aço em seu interior para garantir maior estabilidade dimensional e resistência à deformação.

A esquadria de PVC também é composta por outros materiais como estabilizantes térmicos, modificadores de impacto e pigmentos especiais com resistência à radiação ultravioleta. Por essa composição, as esquadrias em pvc possuem a resistência necessária para serem instaladas em praticamente qualquer ambiente e dimensão, seja no fechamento de vãos de áreas internas ou externas.

Os projetos que utilizam este material criam uma harmonia entre os elementos do ambiente, deixando a fachada mais clean e elegante. Assim, a esquadria se torna um complemento da arquitetura e não mais como era antigamente, em que não se tinha tantas opções e as esquadrias "chamavam mais atenção" do que a própria decoração do ambiente.

A esquadria em PVC já é muito comum na Europa e na América do Norte, utilizada em 90% das construções no exterior e que está ganhando força cada vez mais no Brasil devido a um leque enorme de vantagens que oferece, como a alta resistência à corrosão e o excelente desempenho térmico e acústico.

Conheça as vantagens das esquadrias de PVC

Oferece diversas tipologias para portas e janelas: este material permite ao arquiteto ou engenheiro criar diversas formas, possibilitando o trabalho em diversas tipologias como, por exemplo, arcos, trapézios, coberturas, pinázios, vidros duplos com persiana interna, entre outros.

Garante maior conforto térmico: os ambientes precisam ser mais confortáveis no ambiente ou no verão. O pvc ajuda a manter a temperatura do ambiente, proporcionando maior conforto térmico nos dias mais quentes e, também, nos dias mais frios. No calor, as janelas e portas de PVC são adequadas para uso de até 70ºC. Já em temperaturas baixas, também apresenta ótima resistência, já que o composto de PVC utilizado é formulado para atender temperaturas de até -10ºC.

Protege contra o barulho externo: as portas e janelas de pvc proporcionam um adequado comportamento acústico, a fim de diminuir, ao máximo possível, a propagação sonora originada do ambiente externo.

Resiste a impactos e arrombamentos: a fabricação de esquadrias de PVC segue as normas de desempenho para janelas (NBR 10.821/00), que fabrica perfis mais robustos e que possuem reforço de aço em seu interior. Também possui ótimo desempenho no quesito segurança nos acessórios de travamento e fechamento das janelas.

Possui maior vedação maior contra chuvas: os problemas de infiltrações em portas e janelas pode acabar comprometendo outros materiais como pisos internos, paredes, pinturas e até o mobiliário da casa. Por isso, é muito importante investir em materiais de qualidade. As portas de pvc da Squadra possuem um sistema duplo de vedação com EPDM (ethylene propylene diene M-class rubber) e escovas de polipropileno e travamento em múltiplos pontos, portanto, são muito seguras. Também há um sistema de drenagem de água interno que canaliza toda a água para o exterior, garantindo a integridade e a proteção do interior de sua casa.

Não degrada sob ação da maresia: em regiões litorâneas o pvc não degrada pois tem elevada resistência química à maresia e outros agentes, como a cal e o cimento.

Requer pouca manutenção: não há por que se preocupar com a possibilidade da porta de pvc amarelar. Basicamente, a conservação é feita por meio da limpeza adequada. Por ser um material liso, precisa somente de água e sabão.

Se você quer saber mais sobre o uso de esquadrias, não deixe de ler o nosso artigo sobre como escolher a esquadria ideal para a sua casa!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados