Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Esquadrias de PVC são tendência em construções

compartilhe:

Esquadrias são as estruturas que dão suporte às portas e janelas, mas será que elas representam só isso no resultado final de uma construção? A resposta é não! Há algum tempo, os materiais como alumínio e madeira dominavam o mercado de esquadrias e pouco se podia escolher na hora de elaborar o projeto de uma casa ou edifício. E ainda bem que isso mudou, até porque as esquadrias são responsáveis por até 20% do valor total de uma obra e precisam ser muito bem selecionadas para cada tipo de projeto.

Na hora de planejar como será composta uma construção, é preciso levar em conta o custo, a funcionalidade e a estética do produto. E é aí que fica ainda mais interessante conhecer mais sobre as vantagens das esquadrias em PVC que são uma tendência nas construções mais modernas e funcionais.

O que é o PVC?

O pvc (policloreto de vinila) é a matéria-prima utilizada na fabricação de esquadrias para portas e janelas. Trata-se de um polímero termoplástico misturado a aditivos especiais. É um material reciclável e autoextinguível, ou seja, não propaga o fogo. O pvc possui alta durabilidade, grande resistência à ação do tempo (chuva, vento e sol) e exige pouca manutenção. O pvc empregado na fabricação dos perfis de caixilhos é especialmente aditivado para conferir resistência mecânica extra e proteção à radiação UV a longo prazo.

Por que as esquadrias de PVC são uma tendência?

A esquadria em pvc é muito comum na Europa e na América do Norte e está ganhando cada vez mais força no Brasil. Até pouco tempo, as opções de esquadrias eram bem limitadas e hoje isso mudou, com variações de formas, texturas e cores disponíveis no mercado para combinar com a decoração do ambiente.

Cores: as esquadrias podem receber diversas cores como o amarelo, vermelho, azul, verde, marrom, preto, cinza, além de cores metálicas como chumbo, prata, bronze e ouro ou outra que se adeque melhor ao seu espaço.

As portas e janelas em pvc também podem receber "capas" para ficarem com aspecto de alumínio ou madeira, deixando o ambiente com a textura ideal para o projeto. As opções são inúmeras e você optar por colorir apenas a parte externa da esquadria para seguir um tom específico da fachada, por exemplo.

Formas: de abrir (uma folha ou mais se abrem, girando sobre dobradiças, para fora ou para dentro do ambiente), de correr (correm lateralmente em um trilho fixado no chão ou no teto), basculante (abre com auxílio de pivôs localizado nas laterais, uma parte da janela é projetada para fora e outra para dentro), maxim-ar (uma folha se projeta para fora do ambiente, podendo chegar a uma abertura de quase 90 graus), guilhotina (uma folha sobe e outra desce, mas também é possível deixar uma das partes totalmente aberta, quando coloca as duas folhas para cima, por exemplo. Neste caso, elas ficam presas por meio de borboletinhas metálicas nas laterais), camarão ou sanfonadas (as folhas vão se dobrando, deixando o espaço quase todo aberto).

Versatilidade: o pvc permite o uso do vidro em diversas formas e combinando com o concreto e o aço. E isso focando não só na fachada externa, mas também na atmosfera interna, permitindo gradações de luz natural conforme a necessidade do ambiente. Janelas e portas amplas de pvc proporcionam uma ambientação clara e natural, sendo indicadas para projetos com foco na economia de energia e na integração com a natureza. Também permitem a entrada sutil de luz do sol quando necessário, garantindo ambientes mais intimistas e acolhedores.

Modernidade: o pvc também atende a arquitetura contemporânea na execução de grandes vãos de abertura para integrar o interior e o exterior, de fachadas de vidro e de janelas amplas. Esquadrias de PVC personalizadas e o vidro permitem combinações de acordo com os novos conceitos aos projetos arquitetônicos, garantindo um design mais moderno e ousado.

Tendência 2020: materiais sustentáveis

Como não poderia deixar de ser, construir com o menor impacto ambiental possível, utilizando materiais certificados ambientalmente e que não agridem a natureza, é uma das maiores tendências do ano de 2020 na arquitetura e na construção civil.

Nesse sentido, as esquadrias de PVC já saem lá na frente. Entenda!

Ecoeficiência do pvc: as janelas desempenham um papel decisivo casa: são responsáveis pela entrada da luz e pelo isolamento térmico. Ao instalar janelas de pvc em sua casa, você contará com maior iluminação do espaço, o que acaba impactando o consumo de eletricidade.

Além disso, as esquadrias de pvc tem uma grande capacidade de isolamento térmico, sendo essencial tanto no verão quanto no inverno. O pvc ajuda a manter a temperatura do ambiente, proporcionando maior conforto térmico nos dias mais quentes e, também, nos dias mais frios – economia de aquecedor e ar-condicionado. Além disso, o pvc empregado na fabricação dos perfis é especialmente aditivado para conferir proteção à radiação ultravioleta.

Sustentabilidade: os perfis de PVC da Squadra são fabricados de acordo com normas ambientais vigentes e são considerados atualmente os materiais para esquadrias que menos agridem a natureza, devido ao seu processo de fabricação, ao contrário do que acontece com outros materiais. E para destacar ainda mais a sua sustentabilidade, os perfis em pvc podem ser 100% reciclados quando chegam ao final da sua vida útil.

Se você quer saber mais sobre os produtos em pvc da Squadra, não deixe de ler as informações técnicas em nosso site!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados