Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

A tendência das esquadrias pretas

compartilhe:

Que a moda vai e volta, todo mundo sabe. E na arquitetura não é diferente. A cada ano os grandes eventos de decoração e arquitetura ditam as tendências que irão compor projetos de casas e edifícios durante um longo período. Para 2020, uma das "reciclagens" que voltam ao cenário mundial são as esquadrias pretas utilizadas juntamente ao "pano de vidro". Trata-se de um dos maiores ícones arquitetônicos do estilo modernista: a composição de uma parede inteira de vidro combinada com a esquadria preta.

Antes utilizado somente nas fachadas das construções, o pano de vidro agora compõe o interior das casas, no estilo conhecido como Bauhaus, escola que revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto, compondo um visual “clean”.

 

Antes e hoje

Os panos de vidro nada mais são do que grandes vidraças divididas em esquadrias retangulares que podem ser feitas de ferro, alumínio ou pvc. Antes eram utilizadas nas fachadas de prédios para permitir a entrada de luz e um controle maior de ventilação. Para isso, os arquitetos removiam os suportes de carga da fachada do projeto, jogando o peso de toda a estrutura em colunas internas.

Algumas famosas construções da primeira metade do século XXI receberam este recurso como a própria sede da Bauhaus, em Dessau, na Alemanha, que foi a escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius. Sua fachada em pano de vidro virou a principal referência desse estilo de elemento arquitetônico. Outros projetos que ficaram famosos foram a casa cascata nos Estados Unidos, de Frank Lloyd Wright, e a casa de vidro brasileira, da arquiteta Lina Bo Bardi.

Agora, o vidro com esquadrias é a maior tendência na cor preta e em espaços internos. A vantagem de usar um recurso arquitetônico como este está no fato de que as esquadrias ajudam a proporcionar uma sensação de profundidade, ampliando o local e aproveitam ao máximo a iluminação natural. Além disso, combinam com ambientes clássicos e modernos. Quando associada à cor preta, o resultado é uma opção versátil e moderna. Destinado a casas contemporâneas que tendem para a mistura de cores sóbrias como o cinza e elementos amadeirados, a esquadria na cor preta vem roubando a cena.

 

Por que usar PVC nas esquadrias

A aplicação de cores e texturas adequadas em uma esquadria pode oferecer mais beleza e durabilidade às portas e janelas, tanto na manutenção como na personalização do produto. Os materiais selecionados para isso fazem toda a diferença. Produtos de qualidade e certificados têm maior duração e requerem menor manutenção.

 

Vantagens de incluir as esquadrias de pvc no seu projeto

As esquadrias de PVC são ideais pois podem adquirir qualquer forma, transformando-se em um elemento de design. Portas de pvc e janelas de pvc possuem grande versatilidade. Entre as tipologias que podem ser produzidas com perfis de pvc estão portas de giro, de correr ou internas e janelas basculante, projetante, de abrir e tombar, maxim-ar, de correr, pivotante de eixo horizontal ou vertical, guilhotina, e outras combinações entre elas.

Nos dias de hoje, não se pode planejar uma casa sem levar em conta a melhor forma de ventilação e a posição do sol, a fim de deixar os ambientes mais confortáveis sem a necessidade do uso do ar-condicionado. O pvc juda a manter a temperatura do ambiente, proporcionando maior conforto térmico nos dias mais quentes e, também, nos dias mais frios.

Outra vantagem do pvc é ser um material mais resistente a impactos e arrombamentos. Para isso, a fabricação de esquadrias de PVC segue as normas de desempenho para janelas (NBR 10.821/00), que fabrica perfis mais robustos e que possuem reforço de aço em seu interior. Também possuem ótimo desempenho no quesito segurança nos acessórios de travamento e fechamento das janelas.

Além disso, o perfil de PVC possui excelente vedação contra chuva e vento. Quando há problemas de infiltrações nestes locais, pode acabar comprometendo outros materiais como pisos internos, paredes, pinturas e até o mobiliário da casa. Por isso, é muito importante investir em materiais de qualidade para as portas e janelas.

Para quem vive em grandes áreas urbanas, a proteção acústica também é muito importante. As portas e janelas de pvc proporcionam um adequado comportamento acústico, a fim de diminuir, ao máximo possível, a propagação sonora originada do ambiente externo.

Leia em nosso site mais novidades e tendências sobre arquitetura e decoração!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados