Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Isolamento térmico para casa: saiba como manter o ambiente fresquinho

compartilhe:

Estamos na época da transição entre primavera e verão, e as temperaturas neste período do ano seguem altas. E, em dias quentes como os que estamos vivendo, o isolamento térmico da casa pode ser sentido de modo mais evidente.

Por isso, uma edificação capaz de bloquear de modo eficaz o calor (ou o frio) que vem de fora acaba sendo um refúgio mais aconchegante para seus ocupantes.

Para garantir esse conforto, é necessário pensar em um conjunto de materiais que façam a função de isolante térmico, seja na construção, seja no acabamento da obra. A seguir, confira algumas opções que podem garantir mais comodidade para a sua casa.

Como podemos conceituar o isolamento térmico?

De modo geral, trata-se da utilização de materiais que, por conta da sua composição química, sejam capazes de controlar ou reduzir a troca de calor entre os ambientes. Isso vale tanto entre os cômodos quanto na relação com a área externa.

Como fazer o isolamento térmico nas paredes?

O processo de isolamento térmico nas paredes consiste na instalação de uma barreira física que acompanha toda a extensão das paredes – do piso ao teto. Entre os materiais dissipadores de calor, vemos no mercado opções como a lã de poliéster, a fibra de vidro, a lã de rocha, e mantas de fibra cerâmica.

É possível isolar termicamente outras partes da construção?

Não só é possível como é necessário! As telhas, forros, revestimentos das lajes, pisos e azulejos também devem ser adquiridos pensando nesse cuidado de bloquear a troca de calor entre as áreas interna e externa.

Existem ainda tintas que são misturadas a resinas que também podem ajudar nessa tarefa. O mercado está repleto de opções que precisam ser levadas em conta.

Como pensar em isolamento nas portas e janelas?

Quando pensamos nas portas e janelas, as esquadrias de PVC exercem um papel importante no bloqueio da troca de calor. Afinal, diferentemente da madeira e do alumínio, as folhas das esquadrias de PVC são soldadas usando o sistema de fusão.

Esse processo não abre brechas para receber calor ou frio no contato com a área externa. Além disso, a própria composição química do PVC já apresenta essa prerrogativa do isolamento.

Não bastasse isso, o PVC ainda apresenta indicadores muito eficientes de estanqueidade – ou seja, não altera suas características de forma e composição física mesmo exposto ao sol e à umidade.

Como o isolamento térmico pode gerar economia no longo prazo?

Se pensarmos apenas no investimento das esquadrias de PVC, os gastos com os sistemas de climatização (ar-condicionado) podem cair em até 75% caso o isolamento térmico esteja considerado.

Aliás, trata-se de uma redução de custos não só com a aquisição de equipamentos, mas também na conta de energia elétrica ao longo do tempo.

Gostou das dicas para manter os ambientes internos mais frescos? Quando o assunto é esquadrias de PVC, você pode contar conosco! Nossas, esquadrias são personalizadas para dar ainda mais versatilidade na composição com outros materiais. Entre em contato e solicite o seu orçamento.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados