Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Janela de PVC ou madeira? Vantagens e desvantagens dos materiais

compartilhe:

Janela de PVC ou madeira? Essa pergunta tem sido cada vez mais comum entre projetistas, arquitetos e proprietários que estão construindo ou reformando.

Embora o universo da construção ofereça inúmeras opções de materiais, é importante avaliar as vantagens que cada um oferece para o projeto. Afinal, nesse caso, tanto madeira como PVC podem ser considerados positivos por quem está conduzindo a obra.

Para conhecer melhor essas matérias-primas, nós preparamos um material para te ajudar a decidir entre janela de PVC ou madeira. Acompanhe com a gente!

Madeira: um “clássico” cheio de charme (e de riscos!)

A madeira, ao lado do ferro, foi a pioneira entre os materiais usados na fabricação de esquadrias. Além de ser muito abundante aqui no Brasil, a madeira traz um ar clássico ou rústico para os projetos, e o charme é inegável.

No entanto, apesar do custo inicial ser atrativo e aparentemente compensador, existem três grandes riscos e desvantagens no uso de portas e janelas em madeira:

1) Limpeza: a combinação entre madeira e água corrente não funciona bem. Logo, não convém lavar esquadrias de madeira!

Por isso, a conservação das esquadrias vai exigir mais trabalho, além da utilização de produtos específicos, como películas, ceras e polidores.

2) umidade dos ambientes: pensando na durabilidade das peças, é muito importante ressaltar que a madeira não deve ser instalada em espaços expostos à chuva ou à maresia.

Dependendo do local, talvez até seja necessário submeter a madeira a um tratamento químico de impermeabilização, o que pode encarecer os produtos e gerar transtornos.

3) pragas e insetos: todo mundo sabe que madeira atrai pragas. Assim, será fundamental manter um cuidado constante em relação à presença de cupins, traças, carunchos e outras pragas que atacam as peças de madeira.

Em ambientes de mata esse cuidado se torna ainda mais necessário. No longo prazo, essa conta pode ficar salgada. Afinal, será necessário gastar com produtos e serviços de dedetização. E, caso não funcione, há ainda o risco de substituir por completo uma esquadria não tratada a tempo.

PVC: versatilidade e conforto, sem sustos

Aqui na Squadra PVC nós temos um material capaz de oferecer o mesmo efeito rústico, colonial e clássico da madeira com muito mais conforto e tranquilidade. Afinal de contas, as esquadrias de PVC poder ser pintadas de modo que tragam o mesmo efeito visual da madeira, com diferentes tonalidades disponíveis. Vamos conhecer as vantagens do PVC!

1) Resistência: o PVC, por conta do seu processo de fabricação, apresenta uma resistência físico-química às variações térmicas e de clima, de umidade ou de poluição ambiental.

Isso garante a resistência do material e afasta o risco de as estruturas travarem ou empenarem – o que, infelizmente, é muito comum em esquadrias de madeira.

2) Fácil manutenção: é muito fácil fazer a limpeza das esquadrias de PVC – basta água e sabão neutro. E, como é de origem sintética, está livre também da ação de insetos que possam degradar a estrutura.

3) Versatilidade: o material se adapta muito bem aos diferentes estilos de construção e responde bem às demandas dos projetos. Isso porque você pode fazer a esquadria na medida desejada, e o estilo de abertura que for o mais adequado ao ambiente e ao efeito desejado.

Quer conhecer mais sobre a utilização dos PVC nos projetos de arquitetura? veja aqui algumas dicas. Para saber mais, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados