Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Modelos de portas: saiba como escolher a melhor opção para a sua casa

compartilhe:

Se você já passou ou está passando pela experiência de definir materiais para o acabamento de uma obra, sabe a quão difícil pode ser essa situação.

Afinal de contas, o mercado oferece tantas opções de modelos, fabricantes e materiais que a gente pode ficar confuso com a variedade de possibilidades. 

Quando pensamos nas portas e janelas de um imóvel, essa sensação persiste. Afinal, é preciso ter cuidado ao pensar no material e tipo de abertura que será utilizado naquele espaço, de acordo com a umidade e exposição solar.

Pensando em ajudar você a ter informações mais precisas sobre os modelos de portas adequados para cada situação, preparamos este material especial. Acompanhe com a gente!

Onde a porta será instalada?

A primeira pergunta que deve ser respondida é a localização da porta. Afinal, não dá para instalar uma porta de passagem interna na entrada principal, por exemplo.

Da mesma forma, uma porta para dar acesso a uma área molhada, como lavanderia, não funciona bem ao ser colocada em um quarto. Por isso, existe uma porta específica para cada tipo de utilização, a depender do local em que ela será instalada. 

Normalmente, as portas principais são maiores, com maior eixo de abertura, e podem ser instaladas no modelo pivotante, para dar mais elegância à entrada.

Caso haja um espaço adequado, é possível também utilizar uma porta de correr no acesso a corredores ou na divisão dos espaços internos. Isso vale também para áreas externas, como varandas e piscinas.

Quais os tipos de abertura disponíveis no mercado?

Hoje em dia, o mercado de portas oferece opções muito versáteis quando pensamos em tipos de abertura. Por isso, é muito mais simples encontrar uma porta que atenda às necessidades do projeto. Confira a seguir os principais tipos: 

- Tradicional: abre lateralmente, para dentro ou para fora, com uma folha. Muito comum para acesso a dormitórios, consultórios e banheiros.

- Porta-balcão: também conhecida como francesa, abre em duas folhas. Muito usada para dividir ambientes de salas.

- Pivotante: com auxílio de um pino-pivô, a porta, ao se abrir, projeta para fora uma parte da folha, aumentando o vão útil de passagem.

- Sanfonada: com múltiplas folhas, ela se dobra ao fechar e se desdobra ao abrir. Muito recomendada para ambientes com área menor.

- De correr: ideal para grandes vãos, é sustentada por trilhos posicionados nas bordas inferior e superior. Pode ser feita com medidas especiais e requer um bom suporte de fixação dos trilhos. 

E quanto ao material, qual o mais indicado?

Ao visitar um showroom ou apreciar um catálogo online, você vai se deparar com vários modelos de portas de madeira, alumínio, ferro e PVC. 

A escolha do material vai depender, como dissemos na introdução, da funcionalidade desejada para a porta. Afinal, cada material tem características próprias de resistência, estanqueidade, e, especialmente, isolamento térmico e acústico.

É necessário, portanto, que você analise com muita cautela qual é a prioridade no uso daquela porta. Além disso, há materiais que respondem melhor a ambientes mais úmidos ou com alta exposição solar, como é o caso das esquadrias de PVC.

Esses materiais não deformam ao serem expostos ao sol e não se degradam com a maresia, quando pensamos em cidades litorâneas.

O PVC também oferece facilidade de limpeza e baixos custos de manutenção no longo prazo. Além disso é possível combinar o PVC com outros materiais de acabamento da sua obra.

Gostou das nossas dicas? Há 10 anos no mercado, proporcionamos o que há de mais moderno no mercado mundial de esquadrias de PVC.  Conheça nossas soluções de produtos e serviços para obras

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados