Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Portas e janelas de PVC: quais os prós e contras?

compartilhe:

Quem está pesquisando sobre esquadrias para uma obra da casa ou do escritório, com certeza, já ouviu falar dos modelos em PVC. O policloreto de vinila é uma matéria-prima muito utilizada na fabricação de esquadrias para portas e janelas.

As esquadrias, em geral, representam até 20% do orçamento total de uma obra e isso pode influenciar muito na escolha de que material utilizar. Para não pesar no bolso é importante escolher um material durável, com bom acabamento e de fácil manutenção.

Por isso, na hora de planejar o que será colocado em um ambiente, é preciso levar em conta não somente a estética, mas também o custo e a funcionalidade do produto.

O PVC é uma ótima opção e que atende a todos estes quesitos. Conheça alguns prós e contras deste material e saiba as opções que você pode incluir no seu projeto!

Vantagens das esquadrias em PVC

O grande papel das esquadrias é proteger o ambiente contra calor, frio, vento e água. Por isso, as esquadrias em PVC podem ser aplicadas em portas e janelas dos mais diversos ambientes. Abaixo estão relacionados alguns pontos positivos do PVC:

Segurança – é um material reciclável e autoextinguível, ou seja, não propaga o fogo, além de ser resistente à impactos e arrombamentos. A fabricação de esquadrias de PVC segue as normas de desempenho para janelas (NBR 10.821/00), que fabrica perfis mais robustos e que possuem reforço de aço em seu interior. Também possuem ótimo desempenho no quesito segurança nos acessórios de travamento e fechamento das janelas.

Durabilidade – o PVC possui alta durabilidade e é especialmente aditivado para conferir resistência mecânica extra e proteção contra a radiação UV a longo prazo. Em ambientes como regiões litorâneas, o PVC não degrada devido à elevada resistência química, sendo, portanto, muito durável diante da maresia e outros agentes, como a cal e o cimento.

Vedação – possui grande resistência à ação do tempo (chuva, vento e sol). As portas de PVC da Squadra possuem um sistema duplo de vedação com EPDM (ethylene propylene diene M-class rubber) e escovas de polipropileno e travamento em múltiplos pontos, portanto, são muito seguras. Se ainda, por alguma força maior, a água vencer a vedação de EPDM, as portas possuem um sistema de drenagem de água interna que canaliza toda a água para o exterior, garantindo a integridade e a proteção do interior de sua casa.

Baixa manutenção – antes de escolher o material das portas e janelas é preciso levar em conta o custo com a manutenção futura. E neste quesito, o PVC se destaca, pois não exige manutenção recorrente ou pintura.

Proteção acústica – tenha um menor ruído interno com o PVC e adequado comportamento acústico a fim de diminuir, ao máximo possível, a propagação sonora originada do ambiente externo.

Isolamento térmico – mantém a temperatura do ambiente. O PVC fará a diferença no seu projeto pois proporciona maior conforto térmico nos dias mais quentes e, também, nos dias mais frios.

Fácil de incluir na decoração – as esquadrias deixaram apenas de proteger os ambientes de casas e edifícios e também ganharam o lugar na decoração do ambiente. Para isso, o PVC permite a total customização para o projeto, com diversas formas (ex. arcos, trapézios, coberturas, pinázios, vidros duplos com persiana interna, etc).

São amigas do meio ambiente – trata-se de um material que não agride o meio ambiente. Os perfis de PVC são fabricados de acordo com normas ambientais vigentes, além ser o material para esquadrias que menos agride à natureza.

Facilidade para utilizar – este material vem caindo no gosto do brasileiro por diversos motivos. Um deles é pela facilidade de abrir e fechar portas e janelas. Veja alguns modelos:

Tipo

Modelo

Descrição

Janela e porta

De abrir

é a mais comum, com simples portas e janelas onde uma folha ou mais se abrem, girando sobre dobradiças, para fora ou para dentro do ambiente.

Janela e porta

De correr

correm lateralmente em um trilho fixado no chão ou no teto.

Janela

Basculante

abre com auxílio de pivôs localizado nas laterais. Quando a báscula abre, uma parte da janela é projetada para fora e outra para dentro.

Janela

Maxim-ar

se abre de forma similar à basculante. A diferença é que a sua folha se projeta para fora do ambiente, podendo chegar a uma abertura de quase 90 graus.

Janela

Guilhotina

uma folha sobe e outra desce, mas também é possível deixar uma das partes totalmente aberta, quando coloca as duas folhas para cima, por exemplo. Neste caso, elas ficam presas por meio de borboletinhas metálicas nas laterais.

Janela

Camarão / sanfonadas

as folhas vão se dobrando, deixando o espaço quase todo aberto.

Porta

De giro

É formada por uma ou mais folhas que movimentam mediante rotação em torno de eixos verticais fixos, coincidentes com as laterais das folhas. Possibilita a utilização de material misto de placas de pvc e vidro.

Bom custo-benefício – antes de avaliar o preço final é importante analisar os custos com pintura e manutenção, fornecimento com ou sem vidro, simples ou duplo, além de garantia de desempenho do conjunto. Levando-se em conta todos esses aspectos, os perfis de PVC são muito competitivos.

Desvantagem das esquadrias em PVC

Não podemos enumerar uma desvantagem das esquadrias em PVC, mas se comparado ao valor do alumínio, por exemplo, este material pode ser mais caro. Nada adianta fazer uma comparação somente entre os valores dos materiais sem, no entanto, compreender que a durabilidade PVC é muito alta e a manutenção baixa.

Para se ter uma ideia, podem durar mais de 50 anos. Que outro material garante tamanha duração e pouca manutenção? As esquadrias em PVC podem ser mais caras que outros materiais, mas a relação custo-benefício é sempre positiva devido à baixa manutenção exigida.

Saiba mais sobre as opções em PVC para portas e janelas. Fale com a gente!

quais são as cores das esquadrias de pvc?

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados