Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Qual é o melhor material para esquadrias?

compartilhe:

Na hora de pensar na posição e no tamanho das portas e janelas da sua obra, a pergunta que dá o título para este texto certamente entra em cena. Afinal de contas, foi-se o tempo em que apenas madeira e ferro eram usados na fabricação de esquadrias.

Hoje a versatilidade dos materiais e as múltiplas possibilidades de manuseio fazem com que os gestores de obras tenham uma saudável “dor de cabeça” na hora de ajustar a execução dos projetos.

Para ajudar você a pensar sobre qual o material ideal para as suas necessidades, a gente reuniu as informações mais importantes e apresenta agora pra você. Confira!

Quais critérios levar em conta na hora de pensar o material das esquadrias?

Não vale a pena se deixar levar pelo preço de etiqueta dos produtos na hora de pensar na instalação das esquadrias. A depender da localização da obra, do tipo de uso e dos níveis de exposição ao sol e às intempéries, determinado material que é mais barato na hora da compra pode se transformar num custo contínuo de manutenção ou reparo.

Por isso, os quesitos que você deve levar em conta são os seguintes:

- Tipo do projeto (residencial ou comercial);
- Fluxo de abertura e fechamento das portas e janelas;
- Nível de umidade ao qual o material será exposto;
- Intensidade da exposição solar;
- Influência da maresia (no caso de cidades litorâneas);
- Níveis esperados de isolamento – acústico e térmico.

Entre os principais materiais usados para esquadrias (madeira, PVC e alumínio), cada um deles responde de um modo diferente a esses fatores. Conheça um pouco mais sobre cada material!

Madeira

Muito tradicional e popular na montagem das esquadrias, a madeira tem a seu favor o charme e a rusticidade. Apesar dos bons resultados com isolamento térmico, a madeira deixa a desejar no isolamento acústico e é muito sensível à umidade. Por isso precisa de tratamento periódico com verniz ou impermeabilizante.

Alumínio

Aqui no Brasil as esquadrias de alumínio são muito populares, inclusive porque o material tem boa funcionalidade nas construções, mas precisa de muita atenção para a questão do isolamento térmico e acústico, requisitando um trabalho atento na hora de adquirir as peças.

PVC

Em alta no mercado brasileiro, as esquadrias de PVC reúnem funcionalidade, bom gosto e sustentabilidade no mesmo material. Por conta da composição do material, derivada de um polímero quimicamente processado, uma porta de PVC não corre o riso de empenar ou enferrujar.

O material é de fácil limpeza e responde bem à incidência solar e da maresia. Além disso, o avanço das tecnologias de produção permite hoje a possibilidade de pigmentar o material. Aquela ideia de que janela de PVC precisa ser branca é coisa do passado. Inclusive, elas podem ter a aparência da madeira, dando ainda mais charme ao ambiente.

Se você considerar todos esses fatores – não apenas o valor que aparece no orçamento dos fornecedores – certamente vai obter uma análise mais precisa para escolher o material mais adequado para as demandas do seu projeto de reforma ou construção.

Gostou desse conteúdo? Confira no nosso blog mais dicas para uso das esquadrias de PVC.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados