Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Esquadrias: conheça os tipos, cores, inspirações e muito mais

compartilhe:

Atualmente, as esquadrias são um item de acabamento e estilo, graças às evoluções dos materiais das técnicas de produção e das próprias inovações da arquitetura e da engenharia civil.

O mercado oferece várias possibilidades para que o gestor ou o dono da obra possam avaliar a melhor combinação de custo, durabilidade, resistência e adequação ao estilo da construção. Com diversos tipos de esquadrias disponíveis, a gente preparou um compilado de informações para te ajudar na orientação da sua escolha. Acompanhe aqui!

Quais as funcionalidades das esquadrias?

As esquadrias são desenhadas com o objetivo de abrir e fechar espaços, tanto para ambientes internos quanto para os pontos de contato com o ar livre. Para cada situação, necessidade ou dimensão de espaço, existe um mecanismo e abertura mais adequado.

De abrir: tradicional em portas, amparado por meio de dobradiças.

Pivotante: com dois pinos fixos (um em cima e um na parte inferior), permite que a porta ou a janela gire em torno do próprio eixo para abrir e fechar.

De correr: usado com trilhos nas bordas superior e inferior, disponível tanto para porta quanto para janela.

Veneziana: possibilita a abertura parcial ou total da janela ou porta, por meio da regulagem do ângulo das tiras ou lâminas. Ajuda a controlar a luminosidade e a ventilação do espaço.

Guilhotina: com trilhos nas laterais de uma das lâminas de vidro, possibilita o deslizamento vertical para abrir e fechar a janela.

Basculante: Com abertura amparada pela combinação de trilho e hastes laterais, possibilita a ventilação dos espaços de modo simples.

O que levar em conta na hora de escolher?

Não basta apenas olhar para o custo na hora de pensar no material das esquadrias. Existe uma série de fatores que precisam ser levados em conta. Veja abaixo!

Ambiente: é muito importante verificar as condições de exposição ao sol, calor, chuva, maresia ou vento. Além disso, o posicionamento das portas e janelas deve estar pensado para aproveitar melhor as condições naturais de captação da luz e ventilação.

Funcionalidade: cada material tem respostas diferentes de isolamento térmico e acústico, por exemplo.

Manutenção de médio prazo: alguns materiais requerem impermeabilização ou tratamento periódico para evitar deterioração e esse custo precisa ser pensado antes de decidir qual utilizar.

Durabilidade: é importante optar por materiais que respondam bem às intempéries naturais e que tenham resistência certificada.

Quais os materiais possíveis para as esquadrias?

Esquadrias de PVC, de madeira, de ferro ou de alumínio? Antes de comprar, vale a pena compreender melhor o perfil de cada material.

Madeira: clássica e versátil, pois é feita sempre sob medida e oferece um toque rústico aos projetos. O problema está na sensibilidade do material, que pode empenar em contato com a umidade e ainda sofrer com mofo e cupins. Além de necessitar de cuidados recorrentes.

Ferro: apesar de já ter sido considerado um material de primeira linha para esquadrias, o ferro perdeu espaço por conta da oxidação e do peso do material.

Alumínio: é durável e flexível para os vários tipos de projetos. No entanto, requer cuidado permanente para preservar as camadas de acabamento e para garantir que não haja oxidação ou empenamento dos sistemas de abertura e fechamento.

PVC: a esquadria de PVC tem se mostrado uma solução muito vantajosa no mercado, justamente por aliar leveza, alta tecnologia, sustentabilidade ambiental e versatilidade arquitetônica. O polímero do PVC tem alta resistência à umidade ou às mudanças de temperatura e é de fácil manutenção, dispensando o uso de produtos específicos – diferentemente do ferro, do alumínio ou na madeira.

As esquadrias em PVC são muito versáteis, pois há opções de aplicação de cores para melhorar ainda mais a harmonia com os ambientes.

Quer mais dicas? Clique aqui e conheça tudo sobre o estilo industrial de decoração.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados