Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Estilo industrial: conheça o queridinho do momento

compartilhe:

Apesar de ser orientado por tendências que dão o tom no mercado em determinado momento, o mercado da construção civil sustenta o seu dinamismo a partir da sua versatilidade. São várias as possiblidades de adaptar edificações para novos usos, mantendo eventuais características marcantes de design da construção inicial. É o que acontece no chamado estilo industrial.

Para você entender melhor as características e possibilidades desse tipo de design arquitetônico, nós preparamos um conteúdo super especial. Acompanhe!

Quais as origens do estilo industrial?

Nos Estados Unidos, a partir da década de 1970, grandes edificações industriais, com pé-direito alto e, às vezes, com vários pavimentos, estavam sendo desativadas por conta da mudança da dinâmica econômica daquele tempo.

Como os galpões estavam muito bem localizadas das cidades, surgiu a ideia de usá-los para outras finalidades – seja para a instalação de escritórios ou mesmo para projetos residenciais.

A base do conceito era manter as formas e os materiais usados nas paredes e colunas principais e, internamente, compor os espaços com elementos que valorizassem as matérias primas envolvidas na construção original. O resultado ficou convencionado como arquitetura industrial.

Quais os elementos que marcam esse estilo?

Como se trata de uma técnica inspirada na adaptação de espaços industriais, as  tubulações, vigas e tijolos aparentes se tornam elementos de composição estética. Concreto usinado, pé-direito elevado, armações de janelas largas, espaços e móveis retilíneos complementam a essência desse modo de construir e decorar.

Pensado para valorizar ou se inspirar na amplitude dos espaços dos antigos galpões industriais, o estilo de arquitetura industrial privilegia o conceito aberto, integrando ambientes - sala, copa e cozinha estão dispostas sem paredes de separação, favorecendo a luminosidade natural, a ventilação, a interação e o convívio entre as pessoas.

Qual o papel das portas e janelas no estilo industrial?

Nos antigos galpões, era comum encontrar grandes janelas, ocupando especialmente o eixo vertical das fachadas. No processo de adaptação dessas estruturas, a instalação de esquadrias de PVC se tornou muito útil, tanto para substituir estruturas metálicas já condenadas quanto para criar espaços internos de divisão, com portas de correr com grandes peças de vidro que separam os espaços sem isolá-los por completo um do outro.

Uma possibilidade de uso que garante ainda mais requinte aos projetos está na aplicação de esquadrias pretas, que compõem muito bem com o concreto aparente e ainda oferecem uma oportunidade de contraste para móveis e demais elementos de decoração.

Que tipo de decoração cai bem em um projeto de arquitetura industrial?

Na hora de pensar na composição dos espaços internos de uma edificação em estilo industrial, vale apena observar o seguinte:

Iluminação: o uso de spots e pendentes harmoniza com as vigas e colunas aparentes, resolvendo eventuais problemas de luminosidade sem agredir o estilo inicial;

Tapetes: para trazer leveza e aconchego aos ambientes de encontro, estude a possibilidade de aplicar tapetes com tons escuros, como preto, vinho e marrom;

Quadros e módulos decorativos: enquanto os quadros favorecem na personalização do ambiente, o uso de módulos retilíneos para abrigar livros, DVDs ou outros itens de decoração pode ser uma opção para ajudar inclusive na organização dos espaços.

Gostou desse conteúdo? Confira no nosso blog mais informações sobre projetos arquitetônicos inovadores e inspiradores.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados