Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Saiba qual a porta ideal para cada tipo de ambiente da casa

14 Jan 2019
compartilhe:

Já parou para pensar a importância que as portas têm em um ambiente? São elas que vão garantir a vedação contra chuva e vento, a segurança contra impactos e arrombamentos, a proteção acústica e o isolamento térmico da sua casa. Além disso, fazem parte do design e, por isso, precisam combinar com o projeto da residência.

Diante de tantas opções no mercado, como escolher o melhor modelo de porta para cada ambiente do seu lar? 

A gente dá as dicas!

Portas em PVC 

Portas são a via de acesso a você, à sua família e aos seus bens. Quando uma porta falha, além de deixar sua residência exposta, ela pode provocar danos caros ao interior de sua casa. 

Um dos materiais mais recomendados por arquitetos e bem aceitos por quem está construindo é o PVC. Isso porque é um dos materiais mais modernos do mercado e sua versatilidade permite uso em ambientes interno e externos. 

O PVC (composto policloreto de vinila) é um material que possui alta proteção térmica e acústica, resistentência e durabilidade, sendo indicado para ambientes expostos ao sol, a chuva e a maresia.

A infiltração de água, por exemplo, pode danificar pisos, paredes e pinturas. Por isso, é muito importante escolher uma porta de qualidade, principalmente, para a entrada da casa. 

As portas de PVC da Squadra são dotadas de um sistema duplo de vedação com EPDM (ethylene propylene diene M-class rubber) e escovas de polipropileno e travamento em múltiplos pontos, que garantem um maior poder de vedação em situações de alagamento. 

Além disso se, por alguma força maior, a água vencer a vedação de EPDM, as portas têm um sistema de drenagem de água interno que canaliza toda a água para o exterior, garantindo a integridade e a proteção da casa. Quem não quer ter uma segurança como essa? 

Tipos de portas

A versatilidade é um dos pontos principais do PVC. Assim, o projeto da sua casa ou apartamento pode incluir diversos modelos de portas deste material. Conheça alguns deles:

Portas de abrir em PVC: é a mais comum, com simples portas onde uma folha ou mais se abrem, girando sobre dobradiças para fora ou para dentro do ambiente. A folha é composta de MDF, compensado naval, madeira reflorestada e batente de PVC expandido. Possui um sistema de borracha amortecedora que diminui o impacto para fechar a porta. A instalação é simplificada e dispensa parafusos e pregos, pois é fixada apenas com espuma de poliuretano, que se encaixa com perfeição ao batente. Disponível nas cores branco e carvalho claro.
 
Portas de correr em PVC: correm lateralmente em um trilho fixado no chão ou no teto. É versátil porque encaixa em uma faixa extensa de medidas e porque combina com diversos acessórios (ex. telas mosquiteiro, cortinas, grades e persianas de enrolar). Além disso é prática, porque sua abertura não requer espaços livres como a da porta de giro. As opções de cores são variadas: branco, preto, nogueira, carvalho americano, carvalho claro, chumbo, bronze, ouro e prata.

Portas de giro em PVC: é formada por uma ou mais folhas que se movimentam mediante rotação em torno de eixos verticais fixos, coincidentes com as laterais das folhas. Possibilita a utilização de material misto de placas de PVC e vidro. Uma de suas vantagens é que, quando aberta, libera 100% do vão para a ventilação. Também permite grades quando as folhas abrem para dentro. Ainda possui diversas opções de cores como as portas de correr.    

O custo de portas em PVC pode ser um pouco mais elevado pelo alto padrão de qualidade e estética, mas com um excelente custo-benefício em longo prazo. Além disso, são materiais extremamente leves, mas seguros para qualquer tipo de construção. Não exigem muita manutenção além de limpeza.

Portas pivotantes: recomendadas para a entrada das casas de alto padrão.

Portas-balcão: permitem ampla abertura, garantindo boa ventilação ou claridade. 

Portas tipo camarão: facilitam a divisão de dois ambientes em locais de espaço restrito. A instalação é mais complicada, pois necessita de materiais customizados (trincos, alças e trilhos).

Porta sanfonada: é uma das opções mais em conta do mercado.  Funciona a partir da dobradura, conforme corre no trilho. No entanto, muitos especialistas afirmam que a sua duração é mais curta.

O que usar em cada ambiente?

O mais importante na hora de escolher o modelo para a sua casa é avaliar o espaço disponível para a abertura e o ambiente em que será colocada. Também é preciso levar em consideração o clima e a região onde será instalada.

A insolação, a ventilação, o ruído e a maresia podem prejudicar muito alguns materiais. Por isso, é fundamental avaliar modelos e materiais para garantir o maior conforto, durabilidade e luminosidade em cada ambiente.

Ambientes externos

Na entrada social e de serviço da casa  (garagens e áreas externas), geralmente, se usa portas mais largas do que as internas. Estes modelos precisam ser mais resistentes por estarem expostos ao sol, à chuva e à umidade. Por isso, são recomendados portas de abrir ou em giro de PVC.    

Ambientes internos

As portas internas são mais estreitas do que as externas e têm uma durabilidade maior por não estarem expostas às condições climáticas. As portas de correr podem ser aproveitadas em diversos ambientes para garantir maior espaço. As pivotantes ajudam a valorizar os ambientes mais amplos. Já as portas sanfonadas ou do tipo camarão são recomendadas para ambientes com umidade como a lavanderia, cozinha e banheiro.    

Agora que você já conhece os principais modelos de portas, acesse o nosso blog e leia os prós e contras de ter portas e janelas de PVC na sua casa!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados