Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Tendências de arquitetura para 2019

compartilhe:

Quem está pensando em construir ou reformar precisa ficar de olho nas tendências de arquitetura e design de interiores para 2019. Todos os anos surgem novidades interessantes que podem deixar a sua casa ainda mais bonita, funcional e confortável.

Confira algumas sugestões para incluir no seu projeto!

Tecnologia e funcionalidade

A internet das coisas está com tudo. A integração de aparelhos e utensílios domésticos à internet, tornando-os “inteligentes” está entre as maiores tendências para os próximos anos. Isso vale para todos os tipos de tecnologias: lâmpadas e luminárias (iluminação em geral), som, TV, ar-condicionado e eletrodomésticos como a geladeira, o frigobar, a adega e etc.

Na decoração, já é realidade a automação de persianas, que podem ser manipuladas por controle, para abertura e fechamento. A possibilidade de alterar a incidência de luz natural ou da ventilação de determinado ambiente também é um dos principais benefícios da automação de esquadrias de janelas.

Espaços integrados

A integração dos espaços é tendência em um mundo em que, cada vez mais, as famílias valorizam o tempo que passam juntas. Cozinha e sala formando um só ambiente, por exemplo, proporcionam espaços mais amplos e leves.

Materiais sustentáveis

A sustentabilidade está presente até na arquitetura e na decoração. Na hora de selecionar materiais para construir a casa, opte por aqueles que não agridem a natureza: tintas sem química agressiva, reutilização de esquadrias e telhas e etc.

Materiais naturais como madeira, pedras e plantas também estão em alta. Associar elementos naturais e revestimentos modernos, como o concreto, também é uma boa opção. Outra ideia interessante é aproveitar materiais usados para construir, como contêineres, ou decorar, como os paletes.

Além disso, vale a pena investir no uso de recursos que auxiliem na redução do consumo de energia, como aquecimento solar e no reaproveitamento de água. Um outro exemplo são as janelas e portas de PVC (composto policloreto de vinila), que são consideradas as melhores em termos de eficiência energética.

Os espaços preenchidos por portas e janelas definem a maior ou menor entrada de iluminação natural em uma casa, evitando o uso desnecessário da luz elétrica em vários momentos do dia.

Outro ponto importante, é que o PVC é um dos materiais mais reconhecidos por sua capacidade de isolamento térmico. Ele garante maior conforto em dias mais quentes, evitando a retenção do calor e deixando o ambiente mais fresco. Assim, este material apresenta a máxima eficiência térmica, pois diminui os gastos desnecessários para a climatização do ambiente em dias de calor ou frio.

Formas naturais

Formas fluidas e naturais estarão em alta neste ano. A ideia é seguir o formato natural das coisas e, como no meio ambiente nada é quadrado, a nova tendência é curvilínea, sem cantos ou arestas. Na construção civil isso pode ser mais complicado, então, a dica é usar este conceito em alguns espaços como na piscina, canteiros e nos jardins.

Cores vibrantes

As cores para este ano são mais marcantes. A Pantone, que é a marca referência em cores no mundo, lançou o Living Coral, um tom vibrante e suave ao mesmo tempo. Segundo a própria marca, o PANTONE Living Coral 16-1546 é “sociável e espirituoso, nos encoraja a ter atitudes espontâneas e simboliza a busca inata pela alegria e a necessidade por otimismo”.

A paleta de cores para 2019 também inclui tons como verdes, azuis, terrosos e o roxo. Para as cores mais fortes, recomenda-se usar em itens menores ou em áreas pequenas, para não carregar o ambiente.

Iluminação

A iluminação é capaz de transformar um ambiente. A tendência para este ano é investir em uma iluminação mais confortável, aconchegante e “zen”. Para isso, a utilização de iluminação indireta é uma boa opção, além de também ser interessante embutir LEDs em sancas, escadas e móveis. A luz quente suaviza ainda mais o ambiente e garante bem-estar.

Mais uma tendência, seguindo a ideia do prático, inclusivo e livre: estrutura aparente. Onde há concreto ou vigas de concreto, mesmo que marcadas pelas fôrmas de obra, deixa-las aparecendo é mais um movimento para 2019. Aqui a intenção é de não esconder com reboco e tinta, o que foi feito em obra, e sim mostrar propositalmente.

É uma ideia libertadora e não somente para aplicar com o uso do concreto, mas também com estruturas de iluminação, tubulação, telhado e até teto sem forro. É claro que se deve ter um bom Arquiteto para saber projetar e dosar este estilo, afinal ninguém quer uma casa com cara de que ainda está em obras, certo? 

Este momento de libertação traz esse conceito das estruturas a vista, como elas são mesmo, sem julgamentos.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados