Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Vale a pena automatizar minha casa?

compartilhe:

O mercado da automatização residencial está ganhando popularidade de modo muito intenso. Diante dos avanços na conectividade, o fenômeno da internet das coisas (IoT) e a ampliação da concorrência na fabricação de componentes e equipamentos, o custo para criar uma casa inteligente está se tornando mais competitivo e o acesso às tecnologias está ficando mais fácil.

Para ajudar você a entender como fazer essa transição e a planejar o processo de transformação da sua residência em uma casa automatizada, nós preparamos uma série de dicas e orientações sobre produtos e serviços úteis. Acompanhe aqui:

O que pode ser automatizado na casa?

São muitas as possibilidades quando a gente pensa em automatizar a casa. Em praticamente todos os ambientes é possível implementar inovações tecnológicas que aumentam a praticidade e o conforto da experiência dentro do imóvel. Na sala de estar, por exemplo, é possível controlar todos os equipamentos eletrônicos por voz ou sincronizar as funções por meio de um toque na tela do seu smartphone. O mesmo pode ser feito para acender e apagar luzes, selecionar o tipo e o volume da música ambiente, buscar receitas e até encomendar compras para abastecer a geladeira.

Além disso, a luminosidade da casa também pode ser regulada eletronicamente, por meio do processo de motorização das persianas. Esquadrias automatizadas podem favorecer mais ou menos incidência de luz, a partir dos efeitos desejados para cada momento no ambiente. Em quartos, por exemplo, as persianas automáticas, quando fechadas, proporcionam um efeito blackout no local, garantindo um sono de ótima qualidade.

Uma casa automatizada é mais segura e valorizada

Um imóvel com sistemas e componentes automatizados oferece mais segurança, já que é possível ativar, configurar e monitorar o funcionamento de equipamentos e sistemas – como alarmes, câmeras e aparelhos de iluminação e ar condicionado. A instalação de sensores de vazamento de água e de gás previnem acidentes e garantem a preservação de vidas e do próprio patrimônio.

É possível instalar uma fechadura com  sistema com biometria para abrir a porta de entrada. Nesse sistema, os moradores cadastram as digitais e ninguém mais vai precisar ficar andando com chaves de casa pra todo lado. Uma casa automatizada pode ainda ser programada para criar um ambiente que simule a presença de pessoas mesmo com o imóvel vazio – inibindo a ação de ladrões – ou mesmo facilita o acompanhamento de crianças e idosos, aumentando o conforto e, sem dúvida, agregando valor de revenda.

E o melhor: todos os sistemas de automatização podem ser configurados para ser acionado individualmente ou de modo combinado, por cômodos ou em grupo. No caso das esquadrias e persianas, por exemplo. É possível, com um único toque, abrir ou fechar todas as janelas ao mesmo tempo.

Automatização pode gerar economia de energia

É possível pagar todo o investimento de automação com a economia de energia que os sistemas oferecem. A automatização permite configurar os equipamentos para que deliguem caso não haja a presença de pessoas ou se regulem em relação à luminosidade do ambiente. 

Quem já não se deparou com ar condicionado ligado em cômodos sem gente, luzes acesas durante o dia, irrigadores em operação durante a chuva ou aquecedores ligados em pleno verão? O uso da tecnologia pode evitar esses incidentes e trazer uma boa economia. Mas, lembre-se: para instalar esses sistemas automáticos, inclusive em persianas e esquadrias, o ideal é planejar com calma.

Afinal, a implantação desses equipamentos automáticos vai requerer fontes de energia e adaptações estéticas no imóvel. Gostou desse artigo? Clique aqui e veja diferentes modos de uso das nossas esquadrias de PVC.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados