Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Veneziana mallorquina: por que incluir no seu projeto arquitetônico?

compartilhe:

Está muito enganado quem pensa que as janelas de um imóvel estão ali apenas para regular as entradas de luz e de ar. Apesar de essa ser a principal função, a janela tem também um importante papel estético, com diversas possibilidades de desenho, tamanho, tipo de abertura, entre outros.

Justamente por conta disso, pensar corretamente no tipo de janela é fundamental para o estilo que pretende dar ao projeto. Entre os modelos mais famosos está a veneziana mallorquina. Isso porque apresenta uma série de características próprias e que atendem muito bem quem precisa de funcionalidade e privacidade ao mesmo tempo.

Nós separamos aqui alguns elementos importantes para explicar por que incluir esse tipo de janela no seu projeto. Acompanhe com a gente!

O que caracteriza uma veneziana?

As venezianas são as folhas de janela, sem vidro, que normalmente são instaladas voltadas para a face externa do imóvel. Resumidamente, elas funcionam como anteparo aos vidros.

Se pudermos dizer de um modo figurado, as venezianas são como pequenas portas que protegem os vidros e ajudam na regulação da luminosidade e ventilação. Além disso, cooperam com a estética tanto da fachada quanto dos ambientes internos.

Qual o papel da veneziana em uma obra?

A origem das venezianas está em áreas de clima quente, onde é impensável manter uma janela apenas com os vidros ou proteção de cortinas.

A veneziana é um painel que se posiciona externamente e funcionam como isolantes térmicos. Dessa forma, protegem os ambientes de exposição excessiva do sol.

Outra função importante está relacionada à proteção acústica, visto que os painéis ajudam a manter o conforto sonoro onde o ruído é constante. E, claro, tem também o papel estético. Afinal, as venezianas podem trazer um toque especial à fachada externa apenas com a instalação, sem a necessidade de grandes intervenções.

Leia também:

Conheça os tipos de janelas mais utilizadas em casas modernas

Por que as venezianas mallorquinas têm este nome?

As origens deste modelo remontam à ilha de Mallorca, na Espanha, onde o calor úmido do mar mediterrâneo é marcante o ano todo. O modelo desta janela consiste em tiras paralelas posicionadas no eixo horizontal emolduradas pelas bordas.

Com esse formato, a veneziana mallorquina permite que haja, ao mesmo tempo, sombra e ventilação. Aliás, a ideia original, diante das peculiaridades do clima de uma cidade costeira, era exatamente essa.

Dessa forma, é possível proteger o ambiente do calor e, ao mesmo tempo, aproveitar a brisa do mar e assegurar a troca de ar de modo privativo.

Além disso, há mais uma característica que merece destaque. Como as tiras são posicionadas com um vão na sobreposição entre elas, o desenho permite que haja passagem de ar e alguma luminosidade. Tudo isso garantindo a discrição para quem está dentro do espaço. Ou seja, do lado de fora, não é possível ver com clareza o que há do lado de dentro.

Apesar de ser mais comuns em madeira, a veneziana mallorquina também pode ser instalada em esquadrias de PVC. Aliás, esse material apresenta algumas vantagens em relação à madeira.

Isso porque o material do PVC tem alto desempenho na proteção térmica e não deforma em contato com as intempéries. A dica importante é que elas sejam sempre acompanhadas de folhas de vidro, para evitar que umidade e vento indesejados entrem nos espaços.

Quer saber mais sobre as venezianas mallorquinas em esquadrias de PVC para a sua obra? Acesse o nosso site e conheça todas as nossas soluções!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados