Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

7 estilos de construção para você se inspirar

compartilhe:

Você já parou para pensar qual o estilo de arquitetura ideal para a sua casa? Enquanto algumas pessoas preferem construções mais modernas e imponentes, com uso de materiais como o concreto e o vidro, outras se identificam mais com o rústico e elementos mais próximos da natureza.

Com tantas opções, pode parecer difícil optar somente por uma. Antes de se decidir, é preciso identificar um estilo que se alinhe com a sua personalidade, seu estilo de vida e também de sua família, para que todos se sintam bem na residência. Existem vários estilos de casa que você pode escolher para inspirar a sua construção, confira as nossas sugestões a seguir e descubra aquele que combina mais com você!

 

1 - Estilo moderno

O estilo de construção moderno privilegia o uso de formas geométricas e de elementos como o concreto e o vidro, como algo que nos remete ao novo. No entanto, a arquitetura moderna propriamente dita se refere a um estilo arquitetônico europeu, que surgiu a partir das grandes inovações técnicas e do uso de materiais inovadores que se iniciaram no século XIX. O aço e o concreto começaram a ser utilizados de maneiras totalmente inovadoras pelos arquitetos precursores do que viria a ser o modernismo na arquitetura. No Brasil, o movimento chegou apenas no século XX, liderado por arquitetos como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Lina Bo Bardi.

Eles valorizam algumas características, como:

 

Pilotis: conjunto de pilares que eleva a construção do chão e promove uma ligação do interno com o externo.

Planta livre: a parede não tem mais função estrutural, ou seja, se destruir toda a parte de baixo, eliminando a planta, a estrutura permanecerá de pé pois é independente da vedação das paredes.

Terraço jardim: utilização da parte superior das obras com fins decorativos. Além de linda, a vegetação pode ajudar a controlar as altas temperaturas no verão e deixar a obra menos fria no inverno.

Fachada livre: não são mais necessárias paredes para estruturar um edifício, pois podem ser vazadas, totalmente envidraçadas e etc.

Janela em fita: ampliação das janelas, como grandes aberturas que cortam toda a extensão do edifício, melhorando a iluminação dos locais e a vista externa.

 

2 - Estilo colonial

Também com base na história do Brasil, as construções ao estilo colonial são inspiradas nos anos de 1500 a 1822, com modelos importados da Europa, mas adaptados aos materiais e às condições do nosso país. A arquitetura colonial no Brasil recebeu forte influência da arquitetura barroca, com fachadas compostas de figuras geométricas básicas, frontões triangulares e pintura branca.

Trata-se de uma arquitetura mais acolhedora, com grandes colunas na parte principal da construção, janelas com persianas, telhados amplos. Ideal para casas do interior, como fazendas.

 

3 - Estilo minimalista

Aqui menos é mais. O minimalismo é uma tendência social em que se valoriza o viver com menos coisas, desapegando dos itens secundários e mantendo apenas o essencial no momento presente. Na arquitetura, o estilo minimalista é composto por formas geométricas limpas, cores claras, materiais e linhas simples.

O estilo minimalista tira de cena os elementos supérfluos ou só decorativos e o aspecto final é leve e atraente. Outra vantagem é a boa utilização da luz natural e das correntes de ar, trazendo mais leveza para o ambiente.

 

4 - Estilo clássico

O estilo clássico é inspirado na antiguidade clássica, na arquitetura grega e romana, no renascimento e no neoclassicismo. As construções abusam do mármore ou calcário, além de madeira. Um elemento marcante são as colunas, geralmente redondas e com fachadas imponentes.

 

5 - Estilo rústico

O rústico é ideal para quem quer construir uma casa no campo ou até na praia. A arquitetura rústica é feita de materiais puros, que remetem à natureza, floresta, caverna, rio. Ao mesmo tempo aquece e conforta e é muito aconchegante. Investe em revestimentos em pedras naturais, madeira, tecidos naturais e iluminação branda. Pode ser combinada com vidros, para aproximar interno e externo. Além disso, uma boa varanda é indispensável para uma casa neste estilo.

Um outro detalhe que pode ser incorporado à construção é a parede de tijolinhos aparentes, que oferece um charme a mais. Além disso, você pode abusar de elementos artesanais e incluir muitas plantas na decoração.

 

Veja também 7 projetos de casas para você se inspirar!

 

6 - Estilo tropical

É o mais utilizado em regiões com praias, mas você também pode optar pelo estilo se vive na cidade. A casa valoriza aspectos naturais e ambientes abertos e frescos. O estilo tropical é quente, alegre, vibrante e bem brasileiro. Mistura cores fortes como o verde, vermelho, amarelo e laranja, além de valorizar estampas que remetem à fauna e a flora brasileiras.

Também é possível explorar formas, texturas e cores com elementos das raízes brasileiras, o que torna o ambiente alegre e cheio de vida. Materiais naturais como madeira, bambu, folhas de palmeira e até mesmo palha são muito bem-vindos. E claro, os jardins integrados com os espaços internos e externos da casa são indispensáveis.

 

7 - Industrial

O estilo industrial é ideal para apartamentos urbanos e modernos, inspirado nos imóveis de Nova York, recriados a partir de galpões abandonados que começaram a ser ocupados como residência entre as décadas de 50 e 70.

O projeto nesse estilo integra os ambientes para atingir a ampliação e a leveza de todos os espaços. Os ambientes são repletos de tijolos e tubulações aparentes, madeira, metal e muito concreto, além do uso de cores sóbrias como o cinza e o preto. Peças vintage podem ser combinadas com outras atuais na decoração.

 

Já decidiu qual é o seu estilo? Então, veja 6 dicas de como deixar sua casa mais aconchegante!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados