Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

6 dicas de como deixar sua casa ainda mais aconchegante

compartilhe:

De modo geral, um ambiente aconchegante é onde sentimos a sensação de aconchego, ou seja, um local acolhedor e confortável. Transformar a casa em um local prazeroso para se viver é fundamental. É mais do que decorar, é garantir qualidade de vida para todos que vivem ali. Afinal, o lar é o nosso refúgio, onde descansamos e recarregamos as energias para encarar o dia a dia.

Quem acha que para ter uma casa agradável é preciso investir muito dinheiro, está enganado. É possível pensar em soluções e em alguns bons truques que podem resolver muito bem e de forma fácil a questão do aconchego nos ambientes.

Confiras as nossas 6 dicas para ter um ambiente agradável em casa!

Dica 1 - Invista na iluminação natural

Vamos deixar o sol entrar em todos os ambientes da casa? A iluminação natural deixa os espaços mais agradáveis, nos traz a sensação de bem-estar, além de ajudar muito a economizar energia elétrica. Ela também pode ser muito bem trabalhada em sua casa a partir da escolha de cortinas com tecidos mais leves cobrindo as janelas somente quando necessário. Com isso, os espaços ficam mais arejados, acolhedores e iluminados.

Uma das principais dicas é investir em janelas e portas amplas de PVC que permitem a entrada da luz do sol, sendo indicadas para proporcionar um ambiente claro, com foco na economia de energia. As esquadrias de PVC garantem uma boa iluminação do espaço, deixando tudo mais clean e de muito bom gosto.

Uma das dicas de como ter uma boa iluminação é investir em um projeto luminotécnico. Isso não significa que você precisa gastar muito. Vale a pena estudar um pouco sobre o tema. Assim, você vai descobrir alguns truques como:

- O ideal é que os ambientes não mantenham pontos de sombras nos cantos. Para resolver isso, distribua os spots e arandelas de forma direta ou indireta;

- Os espaços como a cozinha ou a sala de jantar podem ser iluminados com o uso de pendentes;

- Os quartos e salas de estar podem ser complementados com abajures e luminárias;

- Para não errar na escolha desses acessórios, leve em consideração o estilo da decoração da casa e de cada ambiente, respeitando a paleta de cores.

Dica 2 - Inclua plantas na decoração

As plantas trazem vida para um ambiente, além de ajudarem muito na decoração e no conforto térmico. Para quem vive em ambientes mais quentes, investir no verde é fundamental. A escolha deve ser baseada no tipo de ambiente: algumas plantas se dão melhor em ambientes fechados e outras em ambientes abertos. Pense nisso antes de comprar. Pequenas ou grandes, o mais importante é que estejam bem organizadas na decoração, sem que interfiram nas passagens e no transitar das pessoas.

Para quem ama plantas, mas tem pouco espaço onde colocá-las, pode investir nos jardins verticais. Vale incluir na varanda, na sala e até nos banheiros. Neste caso, as plantas também devem ser escolhidas de acordo com o ambiente. Uma boa ideia é montar uma pequena horta e plantar os temperos preferidos para cozinhar.

Dica 3 - Use cores claras

Você pode até ter uma parede do ambiente em um tom mais escuro, mas o fato é que para garantir o aproveitamento da iluminação natural, deve-se investir em tons mais claros como branco, gelo, areia, bege e outros. A escolha de cores claras é sempre boa opção, principalmente espaços menores. Isso garante maior amplitude e aconchego aos ambientes.

Dica 4 - Escolha bem os acessórios

Acessórios grandes ou pequenos? Você pode ter diversas opções na sua casa. A dica é não exagerar na hora da escolha para não carregar o ambiente. Os pequenos acessórios têm um efeito muito maior do que pensamos. Veja opções:

Almofadas e mantas: as almofadas e mantas colocadas no sofá dão sempre uma sensação de elegância e conforto. Utilize uma quantidade que não ocupe muito espaço no sofá. Prefira as cores ou estampas que harmonizem com o ambiente.

Fotografias: seja em quadros ou porta-retratos, as fotos da família e de viagens transformam a casa em um verdadeiro ninho. Você também pode decorar as paredes com as fotografias. Deixa o ambiente mais personalizado e, ao mesmo tempo, charmoso.

Tapetes: são ótimas opções para reforçar sensação de conforto. A opção por pelos longos é ideal para quem deseja reforçar a sensação de acolhimento.

Peças de valor pessoal: as peças que têm história, como as que são compradas em viagens ou provenientes de heranças, merecem um espaço especial na decoração. Você pode destacar essas peças nas mesas de centro e prateleiras da sala.

Dica 5 - Escolha bem as cortinas

Quem tem medo de escurecer o ambiente com o uso de cortinas deve saber que, em alguns casos, as cortinas também são importantes para trazer aconchego. Em dias mais quentes, quando se deseja assistir TV ou descansar durante a tarde, estes complementos são fundamentais. A dica é escolher materiais, cores e modelos mais leves, que não sobrecarreguem o ambiente.

Dica 6 - Perfume o ambiente

Quem não se sente bem em um ambiente cheiroso? Sim, o perfume também faz parte da decoração e é fundamental para ter uma casa aconchegante. Veja as opções que você pode ter em casa!

Velas aromáticas: na sala de estar, por exemplo, é uma ótima pedida para aromatizar e decorar o ambiente, deixando-o mais romântico e aconchegante.

Varetas perfumadas: os palitos de madeira embebidos em líquidos (dentro de recipientes) são uma boa opção para quem quer deixar a casa sempre cheirosa. Enquanto houver o líquido, as varetas deixarão o ambiente com um aroma agradável e relaxante. Você pode colocar nos banheiros, lavabos, hall de entrada ou até no corredor.

Sprays aromatizantes: sabe quando você entra em uma loja e sente aquele cheiro bom? As lojas utilizam os sprays aromatizantes para isso. Você pode optar pelo seu spray preferido e borrifar várias vezes ao dia em toda a casa. A dica para prolongar o perfume é aplicar diretamente em tecidos e cortinas.

Difusores elétricos: para deixar o ambiente sempre cheiroso sem ter que se preocupar, invista nos difusores elétricos. Eles podem ser colocados em qualquer ambiente da casa e perfumarão sem parar até o líquido acabar.

Quer dicas de como deixar a sua área de lazer ainda mais agradável?

conheça as funcionalidades das esquadrias de pvc

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados