Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Arquitetura minimalista: dicas e inspirações para o seu projeto!

compartilhe:

A ideia do "menos é mais" tem ganhado cada vez mais adeptos para a arquitetura minimalista. Baseada na ideia do arquiteto alemão Mies Van der Rohe, esse estilo moderno da metade do século XX está presente até hoje em diferentes ambientes.

O projeto minimalista valoriza os espaços cleans, as cores neutras, a modernidade, a tecnologia, o uso de poucos itens de decoração, os artigos geométricos e os móveis com design simples. Neste estilo, os detalhes se destacam. O estilo minimalista já está na essência de muitos arquitetos brasileiros, que sabem muito bem mesclar as tendências tropicais (com muitas linhas e formas) à arquitetura moderna.

Saiba mais sobre este estilo e se inspire na hora de compor o projeto da sua casa. Veja as nossas dicas a seguir.

O que é o minimalismo?

O início do minimalismo remonta os anos 60, nos Estados Unidos. No entanto, alguns especialistas afirmam que o estilo surgiu logo após a II Guerra Mundial. A primeira manifestação do minimalismo é reconhecida no projeto da Casa de Schöder, de autoria de Gerrit Rietveld, um conceituado arquiteto holandês. Localizada na Holanda, a construção foi toda desenvolvida com formas geométricas e linhas consistentes, principalmente na sua fachada.

Outro importante nome, como mencionado anteriormente, é do arquiteto alemão Mies van der Rohe, considerado um dos mais brilhantes do século XX. Dentre os seus projetos está a Casa Farnsworth, também conhecida como Casa de Vidro, uma construção composta por elementos em vidro e aço. Estima-se que o estilo minimalista ganhou força neste período, ao lado de várias novidades do design e da arte moderna.

O fato é que a valorização do mínimo se contrapõe aos estilos clássico e romântico, além de valorizar um espaço projetado apenas com o essencial e no qual se prioriza a funcionalidade e a estética. O termo minimalista hoje reflete também um estilo de vida menos consumista, em contrapartida ao consumo exagerado e à poluição visual. Assim, o estilo limpo (o famoso “clean”) é o que está em alta nessa arquitetura.

Projetos mimalistas no Brasil

A combinação entre o estilo minimalista e o tropicalismo brasileiro pode acontecer sim e ser muito interessante. Isso porque apesar de tendências bem diferentes, o modernismo brasileiro dos anos 1930 a 1960 traz uma forte influência do minimalismo. Essas duas propostas podem se completar em projetos inovadores, valorizando o clean e a personalidade brasileira ao mesmo tempo.

Alguns dos nossos maiores representantes neste sentido são Oscar Niemeyer (reconhecido no mundo todo por seu traço moderno), Lina Bo Bardi, Affonso Eduardo Reidy e Lúcio Costa que se inspiraram em linhas, traços, ângulos e materiais minimalistas. Atualmente, se destaca o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que desenvolveu o projeto do Museu Brasileiro da Escultura, localizado na cidade de São Paulo.

Saiba como incorporar o estilo à sua casa

Quer saber quais são as principais características da arquitetura minimalista? Separamos algumas dicas para que você tenha em mente o que é valorizado neste estilo e para que você incorpore tudo isso ao seu projeto. Confira!

Arquitetura: as construções minimalistas seguem linhas retas, ângulos marcados e formas geométricas. Os espaços são amplos e com poucas paredes na parte interior. A natureza deve se tornar um complemento do projeto.

Materiais: painéis, elementos vazados, cimento queimado, tijolo, vidro e ferro ganham espaço. O concreto e a madeira também são indispensáveis.

Cores: a paleta de cores é formada por tons neutros como cinza, off-white, creme, bege, preto e branco.

Mobiliário: peças assinadas que se destacam no ambiente. Cadeiras, poltronas e sofás devem ter personalidade e sofisticação. Os móveis podem ser compostos de madeira em vários tons, diferentes tipos de laca, metal, cobre e vidro – materiais que remetem ao moderno.

Decoração: aqui vale o "menos é mais". Ao contrário dos estilos clássico e romântico, boa parte dos itens decorativos é eliminada, deixando apenas o que é essencial no ambiente. Prefira objetos em vidro ou metal.

Iluminação: valorize a iluminação natural, deixando de lado os excessos que podem ser gerados a partir do uso exagerado da luz artificial. Para obter esse efeito, invista nas esquadrias de pvc, com janelas e portas de pvc que deixam a luz entrar no ambiente e que oferecem toda harmonização necessária para os espaços. Prefira as janelas amplas e, se necessário, cortinas de tecidos leves.

Gostou das dicas? Conheça 5 materiais sustentáveis para o seu projeto!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados