Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Conheça 5 materiais sustentáveis para o seu projeto

compartilhe:

A escolha dos materiais que irão compor o projeto da sua casa importa para você? Se a sua resposta foi sim, você vai gostar de saber um pouco mais sobre como a bioarquitetura e os materiais sustentáveis já estão mudando a forma de construir e reformar.

Pensar no meio ambiente nessas horas é muito importante, ainda mais nos dias de hoje em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o conhecimento cada vez maior de que cada um de nós precisa fazer a sua parte para garantir o futuro do planeta. Afinal, ninguém quer ter uma casa linda, mas que prejudique o meio ambiente, né?

Sem dúvida, a construção civil é responsável por gerar diversos resíduos difíceis de serem descartados adequadamente. No entanto, a boa notícia é que já estão disponíveis no mercado materiais que não são tão nocivos assim para o meio ambiente como eram há pouco tempo. Além disso, muitos deles são mais práticos, limpos e, ainda, melhoram a qualidade de vida dos moradores.

Confira a seguir 5 materiais e práticas sustentáveis que você pode incluir no seu projeto!

# 1 - Concreto reciclado

Um dos materiais mais usados na construção, o concreto comum é feito com cimento, água, areia e brita. Para isso, é preciso misturar todos os componentes que solidificam, ganhando forma e muita resistência. Só a extração das matérias-primas já é um grande problema para o meio ambiente, no entanto, o descarte inapropriado dos resíduos extras é o que gera mais impactos negativos para a natureza.

Portanto, reciclar o concreto é uma prática que pode fazer a diferença. Isso nada mais é do que usar resíduos de uma construção ou reforma para substituir parcialmente - ou totalmente - os materiais de uma nova mistura de concreto, evitando o descarte inapropriado no ambiente.

Os benefícios são inúmeros: redução do uso de recursos naturais, da poluição e da geração de lixo e entulho. Para isso, o concreto pode ser reciclado fresco ou endurecido através de equipamentos para fazer a reciclagem dos componentes. Outros materiais como tijolos e telhas também podem ser reutilizados e acrescentados à mistura, compondo um material de construção sustentável.

# 2 - Portas e janelas em PVC

As esquadrias em PVC deixaram apenas de proteger os ambientes de casas e edifícios e também ganharam o lugar na decoração. Por isso, se você quer incluir portas e janelas sustentáveis e que agregam ao ambiente, o PVC é uma ótima opção.

O PVC é um material reciclável e autoextinguível, ou seja, não propaga o fogo, além de ser resistente a impactos e arrombamentos. Trata-se do material para esquadrias que menos agride o meio ambiente, uma vez que os perfis de PVC são fabricados de acordo com normas ambientais vigentes.

Na Squadra, a fabricação de esquadrias de PVC segue as normas de desempenho para janelas e portas, com perfis mais robustos e que possuem reforço de aço em seu interior. Também possuem ótimo desempenho no quesito segurança nos acessórios de travamento e fechamento, além de permitir a total customização para o seu projeto.

Outro ponto importante é que o PVC possui alta durabilidade e é especialmente aditivado para conferir resistência mecânica extra e proteção contra a radiação UV a longo prazo. Em ambientes como regiões litorâneas, o PVC não degrada devido à elevada resistência química, sendo, portanto, muito durável diante da maresia e de outros agentes, como a cal e o cimento. Com um material mais durável, o gasto com a troca e o uso de novos recursos é reduzido, o que acaba impactando o meio ambiente.

# 3 - Tijolos ecológicos

A forma de produção do tijolo ecológico faz toda a diferença para a preservação do meio ambiente. O tijolo ecológico é feito a partir de misturas como compostos de areia, resíduos de construção, água e cimento. A diferença é o processo de fabricação que, ao contrário dos tijolos convencionais, não utiliza o forno e nem queima de madeira. Assim, o tijolo ecológico é enformado em uma prensa hidráulica.

No Brasil, esta técnica já é bastante utilizada. Além disso, o formato do tijolo - com furos e encaixes estratégicos - ajuda a reduzir o gasto de argamassa, é isolante acústico e térmico, deixando o ambiente mais confortável.

# 4 - Blocos de adobe

Usados há anos no interior do Brasil, os blocos de adobe são alternativas sustentáveis que consistem em uma mistura de água, terra e fibras naturais - como a palha e o esterco - e que podem ser feitos em um molde na própria obra. Para se ter uma ideia, esta técnica foi usada na construção da Muralha da China que começou por volta do ano 220 a.C.

# 5 - Acabamentos biodegradáveis

Tintas, colas, impermeabilizantes e solventes são materiais de acabamento que também podem ser biodegradáveis. Estes itens são importantes nas obras e possuem substâncias como derivados de petróleo e compostos voláteis, que são altamente poluentes.

Para reduzir a poluição do meio ambiente, diversas indústrias já estão investindo em materiais biodegradáveis, como tintas produzidas a partir de pigmentos naturais e vernizes e solventes à base de óleos vegetais.

Não deixe de ler o nosso post sobre os detalhes que fazem a diferença no seu projeto.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados