Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

As tendências da construção civil em 2021

compartilhe:

Depois de um 2020 conturbado , cheio de complicações e restrições sociais e econômicas ampliadas por conta da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 começa com esperanças renovadas – seja pelo início da vacinação em várias partes do planeta, seja pela ampliação das possibilidades de investimento no mercado.

Quando pensamos em tendência da construção civil, o ano novo está despontando com inovações que aliam eficiência, custo acessível e responsabilidade socioambiental. Nesse sentido, separamos aqui alguns tópicos que certamente vão movimentar as empresas e profissionais do setor. Acompanhe!

Inovações tecnológicas: BIM e realidade aumentada

O ano que começou traz para o universo da construção civil o suporte da tecnologia para a operacionalização de processos e metodologias agregados ao planejamento e à execução das obras.

Entre as ferramentas disponíveis para esse suporte, está o BIM (Building Information Mdodling). Trata-se de uma ferramenta de informática que reúne dados e informações que favorece os profissionais envolvidos na construção para as tomadas de decisão tanto no projeto quanto nas atividades de campo, no próprio canteiro de obras.

O uso do BIM é baseado nas simulações dos cenários possíveis que são imputados no sistema pelos profissionais. O mapeamento favorece, na obra, o correto dimensionamento e a posterior facilitação na localização de paredes, colunas, vigas e tubulações.

É mais facilidade na hora de construir, aliada a mais assertividade na cotação das quantidades de materiais e na definição das estratégias de contratação de mão de obra.

Em paralelo ao BIM, outra inovação para o melhor planejamento das obras é a implantação de ferramentas virtuais para aproximar, via realidade aumentada, os projetos do cenário pretendido pelos profissionais no momento da apresentação.

Desenhos em 3D, com maior movimentação, fazem com que o cliente se coloque “dentro” da obra e possa ter um cenário mais claro daquilo que precisa ser feito e o que será aplicado em termos de recursos financeiros com cada etapa da obra.

Sustentabilidade em alta

Num cenário global marcado pelas crescentes preocupações com o meio-ambiente, a tendência da sustentabilidade segue em alta. É fundamental desenvolver projetos e edificações que promovam os menores impactos possíveis à natureza e, ao mesmo tempo, promovam eficiência energética (favorecendo o uso otimizado de água e eletricidade) e utilizem materiais ambientalmente corretos. 

Entre estes insumos, está o PVC, que tem sua produção certificada pelas normas de eficiência e segurança, além de ter destinação reciclável. Nas edificações residenciais ou comerciais, é possível instalar esquadrias de PVC, garantindo qualidade, resistência, facilidade de manutenção e versatilidade para o uso combinado com outros materiais.

A força dos materiais pré-moldados

Apesar de não ser uma novidade no mercado, uso dos pré-moldados deve ser mais usual neste ano de 2021. À medida em que a produção de peças vai se tornando mais competitiva em termos de custo, as obras que usam essa modalidade foram se tornando mais frequentes. As peças chegam prontas ao canteiro de obras, bastando às equipes o serviço de encaixar e emendar.

Se pensarmos especialmente em empreendimentos de médio e grande porte, a utilização de pré-moldados promove um maior rendimento para as equipes de construção e propiciam mais agilidade nos prazos de entrega das obras.

Confira também 6 motivos para escolher as esquadrias de PVC!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados