Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Como projetar uma casa aproveitando a luz e a ventilação natural

20 Fev 2018
compartilhe:

Você já ouviu falar em bioarquitetura? Mais que apenas uma tendência, é um conceito que veio para ficar. Trata-se de projetar casas e edifícios com o menor impacto possível para o meio ambiente. Sim, é um desafio para arquitetos e engenheiros, mas também uma questão de consciência e compromisso com o nosso planeta!

A bioarquitetura tem o desafio de ‘colocar em pé’ construções projetadas para economizar água, reter a luz solar para fornecer energia elétrica e até gerenciar a demanda de resíduos sólidos através de práticas de reciclagem. Ainda não é não é a realidade da maioria dos projetos no Brasil, mas em futuro próximo, poderá ser.

No entanto, já existem formas eficientes de construir utilizando ao máximo recursos naturais como a iluminação e a ventilação. Isso porque quanto mais arejada e iluminada for a casa, menos luz artificial, ar-condicionado ou ventiladores serão utilizados. Pode parecer óbvio, mas muitos projetos ainda pecam nestes quesitos. Confira as nossas dicas de como aproveitar algumas soluções naturais em um projeto residencial:

 

Casa iluminada

O sol é muito bem-vindo nos ambientes da casa. A iluminação natural deixa os espaços mais agradáveis, nos traz a sensação de bem-estar, além de ajudar muito a economizar energia elétrica. Por esses e outros motivos, é preciso deixar o sol entrar.

Uma das principais dicas é valer-se de janelas e portas amplas de PVC que permitem a entrada da luz natural, sendo superindicadas para proporcionar um ambiente claro, com foco na economia de energia. As esquadrias de PVC garantem uma boa iluminação do espaço, deixando tudo mais clean e de muito bom gosto.

 

Dicas

Outros pontos que devem ser observados durante a fase de projetos, a fim de garantir a melhor iluminação dos ambientes:

- Avaliar o quanto pode-se incluir de vidros na construção;

- Verificar o posicionamento da luz do sol nas várias horas do dia para prever um sistema de iluminação e sombreamento eficiente;

- Pensar no reflexo que o sol fará dentro e fora de casa para decidir na escolha do piso. Por exemplo: o concreto vai refletir a luz solar, enquanto a grama irá absorver.

- Decidir sobre cores claras e escuras. Para ambientes menores, deve-se optar por cores mais claras, pois costumam ajudar a iluminar.

 

Ventilação cruzada

Quando temos uma alta incidência de luz, o ambiente pode tornar-se muito quente. Assim, é muito importante que o projeto da casa conte com uma boa ventilação natural para proporcionar um espaço mais fresco, mesmo sem o ar-condicionado.

A técnica da ventilação cruzada prevê exatamente isso. Antes de distribuir e dimensionar janelas e portas, é preciso identificar a direção, a velocidade e a frequência do vento local. No projeto, é preciso prever a criação de duas aberturas em um mesmo ambiente: a primeira será a entrada, enquanto a segunda será a saída do ar.

Para isso, será necessária a instalação de janelas de grandes dimensões na direção do vento predominante no local. No lado oposto, deve-se instalar as portas ou aberturas elevadas nas paredes que irão permitir a saída do ar quente com maior facilidade.

O importante é que sempre ocorra a entrada de ar fresco e renovado por meio de portas ou janelas, empurrando o ar quente para outra abertura ou elemento vazado no teto (como uma claraboia), deixando a casa com uma temperatura mais agradável, inclusive nas épocas mais quentes do ano.

No Brasil, também recomenda-se que as portas e janelas de quartos e salas estejam voltadas para face norte, pois a incidência dos raios solares será maior no inverno e menor no verão. Isso, quando possível, ajuda bastante a reduzir o calor dos ambientes.

 

Contra o aquecimento

Uma dica bem importante para controlar o aquecimento do ambiente é instalar as portas e janelas de PVC, pois estes materiais têm mais eficiência em isolamento térmico, garantindo maior conforto em dias mais quentes. Além disso, possuem isolamento acústico e maior segurança para as casas.

Outro recurso que pode ser utilizado no projeto de uma casa é a circulação de ar sob a edificação. Afastando a construção do chão, apoiando-a em sapatas, cria-se um espaço para a circulação do ar e uma menor absorção de calor do solo.

Já para a cobertura da casa, as telhas de cerâmica são as mais indicadas – absorvem menos calor do que as de alumínio ou as metálicas. Também é importante optar por telhas claras. Isso ajuda na menor retenção do calor e na reflexão dos raios solares, deixando o ambiente mais fresco.

Além dos benefícios já citados para o meio ambiente, a iluminação e a ventilação natural são muito importantes para o nosso bem-estar e saúde. O sol ajuda a combater doenças como a depressão, gerando a sensação de prazer e bom humor. Já a circulação do ar é fundamental para melhorar a temperatura interna do ambiente e evitar a ocorrência de mofos. Por isso, é fundamental planejar muito bem a construção da casa!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2017 - Todos os direitos reservados