Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Confira dicas para decorar espaços pequenos

compartilhe:

Não é todo mundo que tem uma casa grande, daquelas de protagonista grã-fino de novela. A grande maioria dos brasileiros vive em residências pequenas, com espaços reduzidos.

E isso não é problema quando a gente pensa em decoração. Independente do espaço, sempre é possível aliar criatividade e bom gosto para deixar os espaços mais bonitos, aconchegantes e funcionais.

Pensando especialmente em você que precisa decorar pequenos espaços, nós separamos algumas dicas valiosas para incrementar o visual da sua casa ou local de trabalho e trazer ainda mais qualidade de vida pra você. Confira!

Garanta a circulação (do ar e das pessoas)

Na hora de pensar a decoração de um espaço reduzido, a garantia do fluxo precisa ser levada em conta. Não é todo formato de móvel que pode ser usado numa sala de jantar de um apartamento pequeno ou tipo studio.

Garantir que as pessoas tenham onde passar é imprescindível. Por isso, numa sala de jantar, mesas ovais com cadeiras mais estreitas ou um banco encostado na parede podem ser uma boa opção para garantir a passagem. Banquetas desmontáveis também podem ser alternativas interessantes.

A decoração do quarto deve seguir esse mesmo princípio, para evitar inclusive que você tropece em alguma coisa ao sair da cama no meio da noite, por exemplo. Os mesmos cuidados valem para lembrar que os vãos de abertura das portas devem estar desobstruídos, garantindo mobilidade dentro do imóvel.

Cuidado também na hora de pensar objetos próximos às janelas. A decoração não pode impedir que elas se abram para garantir ventilação e luminosidade. 

Menos é mais!

Uma casa ou um apartamento pequeno pode ajudar a pensar um estilo de vida que valorize o essencial. Sendo assim, aposte em elementos de decoração mais sóbrios e separe, entre suas roupas e utensílios, aquilo que é realmente relevante. Pode ser também uma oportunidade de você fazer um gesto de caridade, doando aquilo que não vai mais usar. 

Não se esqueça dos móveis planejados

Quando um móvel é pensado sob medida para determinado ambiente, ele pode ser desenhado de modo a aproveitar os espaços da melhor maneira. Por isso, caso tenha condições, não deixe de ao menos comparar os preços entre peças já prontas e aquelas que são desenhadas de modo personalizado.

Vale para camas, prateleiras, racks, bancadas de trabalho ou conjuntos de cozinha. A relação custo-benefício pode ser muito vantajosa!

Valorize as cores

Especialmente em ambientes com espaço reduzido, as cores cumprem um papel fundamental para garantir o aconchego e o conforto. Os tons mais leves e claros ajudam na leveza e abrem a visão, impedindo que se tenha a impressão de que o espaço é ainda menor.

Uma cor clara pode favorecer a decoração da sala quando colocada em contraste com móveis mais escuros ou utensílios de cores mais vivas, por exemplo.

Use os espelhos a seu favor 

Falando em amplitude, a posição correta de um espelho num espaço pequeno pode ajudar muito a dar um ar de expansão ao espaço. O uso de grandes espelhos ajuda nesse jogo de projeções e reflexos visuais. Mas é necessário estudar bem a posição para atingir o efeito esperado.

O teto também faz parte do ambiente. Aproveite!

Se o espaço é reduzido, o teto pode servir de suporte para prateleiras de alto a baixo, que ajudam na organização e ainda podem separar os ambientes, dependendo da necessidade. Além disso, o teto funciona como suporte de todo o sistema de iluminação, seja para luzes em pendentes ou para a instalação de varões com múltiplos pontos de luz. A criatividade não tem limites!

Gostou dessas dicas? Clique aqui e veja mais dicas econômicas de decoração! 

como manter a sua casa em ordem

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados