Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Construir ou comprar casa pronta? Veja o que vale mais a pena

compartilhe:

Para quem sonha em ter sua casa própria ou mesmo busca construir uma renda a partir da ampliação do patrimônio imobiliário, uma dúvida recorrente é se, diante de possibilidade de um novo imóvel, é mais barato construir ou comprar pronto.

Desde já a gente adiante que não há resposta absoluta para essa pergunta. São muitas as vaiáveis que precisam ser levadas em conta – literalmente – na hora de decidir. Por isso, nós listamos aqui quais critérios você deve considerar se surgir uma oportunidade de escolher entre construir casa a partir do zero ou adquirir um imóvel já pronto, ainda que necessite de reparos antes de ser ocupado. Confira!

Defina qual o objetivo do imóvel a partir do seu perfil

Como dissemos no começo, a resposta do dilema entre construir ou comprar pronto depende de algumas variáveis. A principal delas, mais até que a questão financeira, talvez esteja no objetivo do imóvel. Aqui, é importante responder a algumas perguntas:

- É um lugar para morar ou para investir?
- A localização do imóvel é algo importante?
- Você tem planos de passar a vida toda neste imóvel?

Parecem questões muito abstratas, num primeiro momento, mas que podem ser decisivas na escolha, dependendo da resposta. Por exemplo, se a localização for algo importante, talvez seja difícil encontrar terrenos na área para começar um projeto do zero.

Ou ainda, caso haja clareza de que, no atual momento, a aquisição é um passo intermediário ou definitivo na conquista do patrimônio da família.

Casa pronta: menos trabalho, mais possíveis surpresas

Comprar casa pronta evita, por exemplo, a elaboração de um projeto arquitetônico ou a contratação de serviços pesados, como terraplenagem, fundação ou alicerce. Além disso, é sempre possível buscar uma casa que se aproxime o máximo daquilo que se espera.

É muito importante se certificar do estado da casa no geral – tanto em termos de acabamento quanto em relação aos sistemas elétrico, hidráulico e de aquecimento. Isso faz toda a diferença na hora de fechar o preço da aquisição – negocie bons descontos caso precise fazer intervenções em relação à funcionalidade do imóvel.

Além disso, algumas adaptações em casas prontas podem trazer mais conforto e estilo, como a troca das esquadrias ou a modernização da fachada. Além disso, a aquisição de um imóvel pronto permite que a pessoa se mude imediatamente, eliminando custos com aluguel.

No entanto, não se esqueça de incluir nos custos de aquisição do imóvel toda a regularização burocrática: taxas, impostos, escritura e transferência.

Construção: um projeto do seu jeito, com emoção

Antes de passar aos detalhes dessa possibilidade, vale a pensa ponderar: dependendo da localização e do tipo de imóvel a ser construído, o custo com a aquisição apenas do terreno pode se reverter na aquisição de um imóvel já pronto em outro ponto da cidade, por exemplo.

Feita essa consideração, vale dizer que uma casa construída por você certamente vai ficar mais barata do que adquirir um imóvel novo já pronto – o segredo da conta está na margem de lucro que as construtoras colocam.

Algo que vale citar também é a satisfação que uma construção traz à família: a casa fica do seu jeito, dentro das características que você deseja e que são compatíveis com o tamanho do terreno e com o perfil da edificação.

Antes de começar uma obra, no entanto, é necessário planejar muito: o volume financeiro disponível é suficiente para concretizar quais etapas do projeto? Não há problema não ter verba para terminar a casa toda na hora de começar. No entanto, é importante ter todos os custos previstos para não ter surpresas desagradáveis no transcurso da obra.

Além disso, é fundamental ter o suporte profissional de engenheiro e arquiteto para que a obra seja elaborada de modo seguro e de acordo com as normas da legislação.

Gostou desse conteúdo? Fique em dia com o nosso blog e confira sempre as nossas novidades!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados