Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Decoração: conheça o estilo rústico contemporâneo

compartilhe:

Dizer que existe certo ou errado quando se pensa em estilo de decoração atualmente é um equívoco. Afinal de contas, uma das principais marcas da nossa época está justamente na acolhida da diversidade. E é justamente com base na junção de elementos que, talvez, não se harmonizassem no mesmo ambiente algum tempo atrás, que se configura o estilo rústico contemporâneo.

Vamos conhecer melhor esse universo de possibilidades de decoração a partir das perguntas e respostas a seguir. Acompanhe!

Como se define o rústico contemporâneo?

A decoração moderna define o rústico contemporâneo como a união entre a funcionalidade, a concepção, o design contemporâneo de decoração e a aplicação de elementos da natureza – sejam eles em forma bruta ou submetidos a tratamento – na hora de compor os ambientes.

Quais os elementos que marcam esse estilo?

A composição desse estilo está mais relacionada ao acabamento da obra. A ideia da decoração rústica é introduzir materiais que tragam essencialmente um ar de proximidade ao que se encontra na natureza.

Essa definição vale tanto para o uso de palha, barro, pedra e nos revestimentos, móveis e peças decorativas quanto para a aplicação de elementos contemporâneos que façam referência ao natural – como é o caso das esquadrias de PVC que imitam madeira.

A meta final é compor um ambiente que una o passado e o presente, o afeto e a funcionalidade, a nostalgia e o bom gosto.

Como podemos fazer essa combinação com bom senso?

O segredo é simplificar onde não de precisa ousar. Pensando na decoração completa de uma cozinha, por exemplo, as linhas para a formação das ilhas, bancadas e armários podem ser retas e os eletrodomésticos seguirem um mesmo padrão de cor.

E, como garantia da rusticidade, pode se usar uma mesa de madeira, revestir a face externa de um balcão com pedras ou procuras lustres e pendentes em cobre para compor o sistema de iluminação. Pensando com essa diretriz, vai ser possível combinar o retorno ao passado que o estilo propõe e a praticidade que a tecnologia oferece.

Que tipo combinações podem ajudar nessa composição?

Na hora de pensar na composição dos espaços internos de uma decoração com estilo rústico contemporâneo, vale apena observar o seguinte:

Na sala: a tapeçaria e as cortinas podem ser a solução rústica, combinada com peças de madeira de demolição e estofados contemporâneos. Vigas de madeira aparentes combinadas com luminárias atuais e cores neutras geram também um contraste muito interessante.  

Na varanda: como se trata de espaços com interação com o ambiente externo, a rusticidade cai muito bem. As paredes ou balcões em pedra aliados com mobiliário em madeira, palha ou rattan podem ajudar.

No quarto: ainda que discretamente, o estilo rústico contemporâneo pode aparecer na escolha das colchas e capas de almofadas, na cabeceira da cama ou mesmo nos materiais da estrutura de iluminação.

No banheiro: o reaproveitamento de antigas peças de madeira (com lixamento e posterior pintura de pátina ou camada de verniz) pode compor a bancada ou o gabinete do banheiro. Essa mesma dica pode inspirar nichos e prateleiras, especialmente nos lavabos. Nos banheiros completos é necessário com os vapores do chuveiro em contato com esse tipo de material permeável. Se o box for totalmente isolado, fica mais seguro investir na madeira como elemento decorativo.

Gostou desse conteúdo? Confira em nosso blog mais informações sobre projetos arquitetônicos inovadores e inspiradores.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados