Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Vale a pena investir em esquadrias de madeira? Confira outra opção

compartilhe:

Quando pensamos na história dos materiais de construção usados aqui no Brasil, vemos que, na fabricação de esquadrias, o ferro e a madeira foram os pioneiros. São duas matérias primas abundantes por aqui e, por isso, ganharam muita popularidade. Se já não é mais tão comum encontrarmos esquadrias de ferro nas obras mais recentes, o uso da madeira continua sendo muito comum.

No entanto, é importante sempre recordar que as esquadrias de madeira, apesar de ter um preço inicial competitivo, pode trazer muitas dores de cabeça depois da instalação.

Para ajudar você a entender melhor, separamos alguns pontos que devemos ter atenção quando o assunto é esquadria de madeira. Além disso, vamos te sugerir uma alternativa mais vantajosa. Confira!

Quais os riscos na instalação de esquadrias de madeira?

Os especialistas em construção civil apontam três principais desvantagens do uso de esquadrias de madeira nas obras:

- A primeira está relacionada à limpeza das peças. Como a madeira não se comporta bem em contato com a água corrente, ela não pode ser lavada. Assim, a conservação da madeira nas esquadrias vai depender de produtos específicos e com mais trabalho para quem for fazer a manutenção;

- O segundo risco, semelhante ao primeiro, está justamente relacionado à umidade. A madeira não deve ser instalada em espaços expostos à chuva ou de muito contato com água. Em muitos casos, a madeira vai precisar passar por um tratamento químico de impermeabilização, o que pode encarecer a aquisição;

- As pragas são vilões históricos da madeira e, com as esquadrias, não é diferente. É necessário manter atenção permanente em relação a cupins, traças, carunchos e outras pragas. Além do custo com os produtos e os serviços de dedetização, pode ser necessário substituir por completo uma esquadria não tratada a tempo, e que apresente furos, túneis, pó de perfuração ou deterioração nos cantos e bordas.

Qual a alternativa para a madeira?

Há quem pense que o caráter rústico, colonial ou mais charmoso oferecido pela madeira não pode ser alcançado com outros materiais. No entanto, a evolução dos processos industriais possibilita, hoje, que as esquadrias de PVC sejam pintadas de modo que tragam o mesmo efeito visual da madeira, com diferentes tonalidades disponíveis, mas com várias vantagens no médio e no longo prazo.

O PVC é, por natureza, resistente à umidade e às variações térmicas, garantindo resistência e  afastando pra longe os riscos de empenamento – algo muito comum em esquadrias de madeira. Além disso, trata-se de um material de fácil limpeza – basta água e sabão neutro. E, como é de origem sintética, está livre também da ação de insetos que possam degradar a estrutura.

Além de todos esses benefícios funcionais, as esquadrias de PVC possibilitam alta adaptabilidade aos requisitos da obra: você pode fazer na medida desejada e com o modo de abrir que mais se adeque ao ambiente e ao efeito desejado.

Com essas informações, fica mais fácil escolher o material mais adequado para a sua obra. Quer saber mais sobre o uso do PVC em projetos de arquitetura? veja aqui algumas dicas.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados