Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Entenda as fases de uma construção

compartilhe:

Está pesquisando em como construir o projeto dos sonhos? Conhecer bem as etapas de uma construção pode ajudar muito na hora de escolher profissionais que vão ajudar na construção, bem como materiais e acabamentos. As dúvidas podem ser diversas nesta fase e contar com a orientação de um arquiteto ou engenheiro ajuda muito!

Entre as vantagens de construir está o fato de que tudo é planejado do seu jeito, valorizando as suas necessidades e atendendo aos seus desejos. No entanto, é importante saber que do início projeto até a mudança há um caminho longo a ser percorrido. Entenda o passo a passo da construção de uma casa a seguir e veja se é neste sonho que você quer investir!

Orçamento do projeto

O primeiro passo é realizar o orçamento da obra. Para isso, você precisará planejar o quanto pretende investir na obra e fazer um projeto arquitetônico. Nesta etapa é preciso definir o tamanho e o padrão do imóvel que pretende construir. Saber o custo total da obra é importante para definir as prioridades do cronograma de obra e poder negociar com fornecedores e contratar a mão de obra, garantindo o melhor custo-benefício.

No cronograma de obra você deverá organizar cada etapa da construção, conforme as prioridades de execução. É bem interessante colocar na ponta do lápis quanto vai custar cada etapa, para se ter uma ideia do custo total do projeto. O projeto arquitetônico deverá incluir toda a parte documental da construção, desde a elaboração da planta até os acabamentos.

Já nessa primeira etapa pode ser necessário a contratação de um engenheiro ou arquiteto para auxiliar a dimensionar cada etapa do projeto, organizar e fazer os cálculos necessários.

Escolha do terreno

Se você já tem o terreno onde irá construir a sua casa, melhor. Agora, se ainda não, este deve ser o primeiro item do seu cronograma. Para a escolha do terreno também é interessante contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro que irão ajudar a avaliar a topografia do terreno, as condições climáticas da área, a documentação necessária para o imóvel e o prazo para cada etapa da obra.

A topografia do terreno é um ponto importante a se levar em consideração, pois isso irá impactar o custo da obra. Existem três tipos de terreno: em aclive (o terreno que “sobe” no sentido logradouro público), em declive (terreno que “desce” no sentido logradouro público) e o plano. Quando o terreno é plano, é mais fácil de construir a casa visto que não haverá um custo elevado de movimentação de terra e contenção. Mas nenhum terreno é 100% plano, por isso, tenha em mente que você terá que desembolsar algum valor para planificar o que for preciso.

Contratação de mão de obra

A contratação de mão de obra é um dos maiores temores de quem precisa construir. Afinal, todo mundo quer contar com profissionais que tenham preços justos, não enrolem para entregar e sejam "bons de serviço", não é mesmo?

Para quem contará com um arquiteto ou engenheiro para acompanhar a obra, poderá pedir a indicação dos profissionais. No entanto, quem vai "tocar a obra" por conta própria pode buscar mão de obra em aplicativos próprios para isso, além de pedir indicação para quem conhece.

E quais são os profissionais que você pode precisar? Veja alguns exemplos abaixo:

- Pedreiro;

- Mestre de obra;

- Eletricista;

- Encanador;

- Pintor;

- Montador de móveis, etc.

Fases da obra

Quando está planejando começar a obra? Até nisso você terá que pensar. Isso porque dependendo da época do ano, como em períodos de chuva, fica mais difícil finalizar algumas das fases da obra. Por isso, invista no planejamento, antes de iniciar a construção.

Entenda as fases da obra para se planejar bem!

1 - Estrutura

É a parte de sustentação da casa, por isso, uma das etapas mais delicadas. Uma estrutura malfeita pode comprometer a sua segurança e de sua família. Por isso, o profissional responsável deverá se atentar a fatores como a topografia do terreno, o nivelamento, o peso da obra e sobrecargas que possam interferir na estruturação.

A estrutura de uma obra é dividida em fundação, pilares, vigas e lajes. Leia a seguir sobre cada uma delas:

Fundação: é projetada conforme o nível de carga que a propriedade vai receber e responsável por transmitir as cargas do imóvel ao solo.

Pilares e colunas: repassam as cargas das vigas e das lajes para a fundação. O “pilar” tem formato quadrado ou retangular e a “coluna” tem forma cilíndrica.

Vigas: transferem o peso da laje e dos outros componentes para os pilares e ficam estruturadas acima deles, em posição horizontal.

Lajes: é o pavimento plano e horizontal situado no teto da construção. Vai receber diretamente todas as cargas do projeto, transferindo-as para as vigas.

2 - Alvenaria

Pode ser convencional ou estrutural. Na convencional é utilizado o concreto armado, que serve como vedação e demarcação das paredes que vão dividir os cômodos. Já a alvenaria estrutural é a estrutura em si da obra, responsável pela sustentação de todo o projeto.

3 - Telhado

O telhado ou cobertura é uma etapa muito importante da construção de casa, uma vez que é responsável por proteger a obra da chuva, vento ou calor. É nessa fase que se dimensiona o conforto térmico da habitação.

4 - Acabamento

A parte mais custosa de uma obra. Isso porque aqui entram todos os detalhes que você possa imaginar e que queira colocar na casa. Nesta etapa, começam os serviços assentamento do piso, colocação das esquadrias, pintura de teto e paredes e muito mais!

Gostou de conhecer mais sobre as etapas da construção de uma casa? Então aproveite para ler sobre como utilizar materiais sustentáveis na sua obra:

conheça materiais sustentáveis para o seu projeto

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados