Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Esquadrias de PVC: a solução ideal para isolamento acústico eficiente

compartilhe:

As esquadrias de PVC são destaque no mercado da construção civil não apenas pela sua durabilidade e resistência, mas também pelo seu alto desempenho no isolamento acústico.

Com a crescente preocupação com o conforto ambiental nos espaços residenciais e comerciais, a escolha das janelas e portas torna-se crucial. Nesse contexto, as esquadrias de PVC surgem como uma opção altamente eficaz para proporcionar um ambiente mais silencioso e tranquilo.

Além desses pontos, o PVC apresenta inúmeras vantagens diante dos outros materiais para esquadrias, como o alumínio e a madeira.

Quer saber mais? Leia o conteúdo até o final!

 

Esquadrias de PVC e seu isolamento acústico

O PVC (Policloreto de Vinila) é um material conhecido por suas propriedades isolantes e quando utilizado na fabricação de esquadrias, demonstra-se especialmente eficiente na redução de ruídos externos.

Sua estrutura e composição contribuem significativamente para minimizar a transmissão de sons indesejados, criando assim um ambiente interno mais confortável e silencioso.

Isso acontece devido às esquadrias de PVC possuírem múltiplas câmaras de ar em sua estrutura, o que as torna excelentes isolantes térmicos e acústicos. Essas câmaras atuam como barreiras para o som, impedindo sua passagem de forma eficaz, o que se resulta em um ambiente interno mais tranquilo, livre dos ruídos externos, sejam eles provenientes de tráfego, vizinhança ou outras fontes externas.

Dessa forma, podemos dizer que o PVC apresenta propriedades de absorção e amortecimento de som. Além disso, ele é mais denso do que outros materiais, como o alumínio, o que ajuda a reduzir a transmissão de som.

 

Benefícios adicionais das esquadrias de PVC

Além do excelente isolamento acústico, as esquadrias de PVC oferecem uma variedade de vantagens para os ambientes residenciais e comerciais. Dentre elas, destacam-se:

 

Isolamento térmico

As propriedades do PVC não se limitam apenas ao isolamento acústico, pois também atuam como eficientes isolantes térmicos. Isso significa que essas esquadrias ajudam a manter a temperatura interna mais estável, reduzindo a necessidade de sistemas de aquecimento ou refrigeração.

 

Durabilidade e resistência

O PVC é um material altamente durável e resistente à corrosão, o que aumenta significativamente a vida útil das esquadrias. Além disso, sua manutenção é simples e requer poucos cuidados, garantindo uma longa vida útil sem a necessidade de gastos excessivos com reparos.

 

Estética e versatilidade

As esquadrias de PVC estão disponíveis em uma ampla gama de cores e estilos, adaptando-se facilmente a diferentes estéticas e projetos arquitetônicos. Sua versatilidade de design permite uma integração harmoniosa em diversos tipos de construções, agregando valor estético aos espaços.

 

Esquadrias de PVC X esquadrias de alumínio

As esquadrias de alumínio, por si só, não possuem propriedades tão eficazes de isolamento acústico quanto o PVC. O alumínio é um material condutor de som e vibrações, o que resulta em uma menor capacidade de bloqueio de ruídos externos.

Já o PVC é um material que possui propriedades naturais de isolamento acústico. Sua estrutura mais densa e a capacidade de absorver vibrações ajudam a reduzir a transmissão de ruídos externos para o interior de um ambiente.

 

Esquadrias de PVC X esquadrias de madeira

Embora as esquadrias de madeira possam oferecer algum isolamento acústico, elas tendem a ser menos eficazes em comparação com o PVC. A madeira, por ser um material mais poroso e menos denso que o PVC, pode permitir a passagem de mais ruídos, ao contrário das esquadrias de PVC.

Além disso, a madeira pode apresentar menos eficiência com o passar dos anos devido a necessidade de manutenção constante. Já que se trata de um material natural, as esquadrias exigem manutenções como pintura, envernizamento ou tratamentos para resistir à umidade e insetos. A madeira também está sujeita a deterioração ao longo do tempo, caso não seja adequadamente cuidada.

Tudo isso faz com que as esquadrias de madeira, apesar do seu aspecto bonito e clássico, tenham pontos negativos em relação ao PVC.

 

Esquadrias de PVC que imitam madeira

As esquadrias de PVC que imitam madeira combinam a durabilidade e resistência do PVC com a estética visual da madeira.

Essas esquadrias são projetadas para imitar fielmente a aparência da madeira, tanto em textura quanto em cor. Elas são produzidas usando técnicas avançadas de impressão e revestimento que replicam os padrões e tons naturais da madeira. Isso permite que as janelas e portas de PVC imitem com precisão a aparência estética da madeira tradicional, tornando-se uma opção atraente para aqueles que desejam o visual clássico da madeira, mas com os benefícios adicionais do PVC.

Além da estética, as esquadrias de PVC que imitam madeira oferecem uma série de vantagens:

 

Durabilidade: o PVC é resistente à corrosão, cupins, fungos e não apodrece, garantindo uma vida útil prolongada.

 

Baixa manutenção: elas exigem pouca manutenção em comparação com esquadrias de madeira real. Geralmente, apenas limpeza periódica é necessária para mantê-las em boas condições.

 

Isolamento térmico e acústico: o PVC possui excelentes propriedades de isolamento, contribuindo para a redução da transferência de calor e ruído.

 

Resistência às intempéries: são resistentes à água, não incham nem se deterioram quando expostas a condições climáticas adversas.

 

Sustentabilidade: o PVC pode ser reciclado, tornando-o uma opção relativamente sustentável quando comparado a outros materiais.

 

Dessa forma, podemos concluir que as esquadrias de PVC são uma escolha inteligente para quem busca um ambiente mais silencioso, confortável e com melhor qualidade de vida. Seja para residências, escritórios ou espaços comerciais, o investimento em esquadrias de PVC representa um passo importante na criação de ambientes mais agradáveis e funcionais.

 

Ao considerar a instalação de novas esquadrias, o PVC se destaca como uma opção que não só oferece alto desempenho em isolamento acústico, mas também agrega valor em termos de eficiência energética, durabilidade e estética, tornando-se uma escolha completa e vantajosa para qualquer projeto construtivo.

 

Ao investir em esquadrias de PVC, você estará não apenas melhorando a qualidade do ambiente em termos de conforto acústico, mas também garantindo uma solução duradoura e eficaz para diversas necessidades construtivas.

 

A Squadra

A Squadra está há mais de 18 anos no mercado de esquadrias de PVC de alto padrão. Entre em contato e solicite um orçamento. Nossa equipe está pronta para lhe atender e tirar todas as dúvidas.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados