Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Está em busca de um arquiteto? Confira 5 dicas antes de contratar

compartilhe:

A eficiência financeira tem sido um valor cada vez mais relevante dentro do mercado da construção civil. A alta dolarização da economia brasileira faz com que muitos dos insumos tenham oscilações muito bruscas de preço, o que causa instabilidade no setor.

No entanto, engana-se quem pensa que, num cenário de alta variação de preços dos materiais, a economia em mão de obra pode ser uma resposta adequada. Pelo contrário, a presença dos profissionais certos na sua obra podem gerar até economia! Por isso, é muito importante se cercar de pessoas honestas e competentes na hora de organizar a construção ou reforma de um imóvel.

Entre as pessoas que podem te orientar e inclusive te ajudar a gastar menos, o arquiteto tem um papel decisivo. O serviço de um profissional de arquitetura pode trazer a você soluções inovadoras para a obra, gerando satisfação e otimizando os custos. Para que você saiba que critérios usar na hora de escolher um arquiteto para a sua obra, nós preparamos estas dicas especiais. Confira!

1) Pesquise bem antes de fechar a contratação

Como em todo processo de contratação de serviços, a busca por referências é sempre um bom caminho para começar. Pesquise em sites especializados, fale com amigos ou familiares que já precisaram desse tipo de serviço e colha as impressões antes de fechar o negócio. Não se esqueça de confirmar se o profissional está registrado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

2) Certifique-se que o arquiteto é capaz de atender o seu estilo

Lembre-se que, como detentor dos recursos para a realização da obra, a prerrogativa de definir o estilo da construção é sua – a menos que você decida delegar inclusive essa atribuição ao profissional de arquitetura. Vale sempre investigar, nos critérios de pesquisa, se o arquiteto tem um estilo e a flexibilidade necessários para atender aquilo que é desejado por você.

3) Visite projetos feitos anteriormente

Antes de assinar, peça ao arquiteto para visitar alguns projetos que ele tenha desenhado e acompanhado (é uma maneira de confirmar o que recomendamos no item anterior, inclusive).

Aproveite para consultar os donos da obra visitada sobre aspectos do trabalho o profissional: pontualidade, cumprimento dos prazos, atenção no atendimento das demandas, fornecedores e prestadores de serviço parceiros etc.

4) Descreva com precisão os serviços na hora do orçamento

O campo de atuação do arquiteto na obra é muito vasto – vai desde a análise de terreno até a consultoria de fornecedores e decoração, passando pelos projetos de design, iluminação e paisagismo.

Por isso, na hora de fechar o orçamento, é necessário ter em mente quais os serviços e com que nível de detalhamento eles serão contratados. É fundamental também estabelecer prioridades. Assim, na hora de contratar arquiteto, vai ficar mais tranquilo definir com ele o que é mais importante. Lembre-se que o custo do serviço do arquiteto varia, dependendo da especialização e da experiência de cada profissional.

5) Pergunte antes sobre comissões

Tornou-se comum no mercado de arquitetura o repasse de comissões dos fornecedores aos arquitetos, por conta da indicação. E, via de regra, quem paga essa conta é o dono da obra – pelo custo agregado nos insumos e nos serviços. Verifique com o arquiteto, antes de qualquer visita a lojas ou empresas de serviço, como se dá essa relação comercial.

Não é ilegal, claro, mas é importante que seja tratada de modo transparente entre as partes envolvidas. Uma saída interessante é solicitar que o arquiteto inclua na sua proposta de serviço todos os detalhes sobre a política de comissionamento que ele estabelece com fornecedores e prestadores parceiros.

Gostou dessas dicas? Clique aqui e veja como as esquadrias de PVC podem deixar a sua obra ainda mais especial.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados