Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Confira os benefícios de contratar um arquiteto na hora de construir

compartilhe:

A construção de um imóvel envolve muitas etapas: da análise do terreno até o acabamento, são muitos cálculos, desenhos, medições, transportes de materiais e, claro, muita mão de obra envolvida.

E, entre os profissionais que trabalham neste campo de atuação, o arquiteto tem um papel decisivo. Afinal de contas, a depender do que for contratado, este especialista vai acompanhar todos os passos da obra e prestar uma assessoria para orientar todas as decisões relacionadas ao empreendimento.

Para saber mais sobre as vantagens de ter o acompanhamento de um arquiteto em sua obra, nós preparamos esse material especial. Confira!

Arquiteto: do desenho ao acabamento, propondo soluções

A primeira missão de um arquiteto quando vai iniciar uma nova obra é definir o projeto – a partir de uma planta. Ali serão definidas as melhores estratégias pra o aproveitamento do terreno, além da disposição dos espaços e das vias de ventilação e  iluminação adequadas para cada ambiente.

No entanto, não se trata apenas de dividir cômodos, mas de olhar de maneira global o espaço, pensando na funcionalidade, na circulação das pessoas entre os espaços e na integração dos ambientes, além de observar os critérios estéticos tanto para a fachada quanto para ambientes internos e ao ar livre.

Contratar arquiteto, no entanto, não é sinônimo de dar a ele uma carta branca para a execução da obra. Tudo é conversado e definido juntamente com os donos da obra, de modo que o projeto atenda ao gosto do cliente e, ao mesmo tempo, seja funcional.

Durante a execução da obra, o arquiteto também atua, propondo cores e tamanhos para os pisos, revestimentos, peças sanitárias, as tonalidades mais adequadas de tintas e demais itens de acabamento.

Para que um arquiteto, se eu posso dar conta de tudo de maneira independente?

As obras que não têm um arquiteto acompanhando correm muitos riscos, especialmente do ponto de vista regulatório. Há casos de edificações que acabam embargadas pelo poder público porque não foram observados e cumpridos itens obrigatórios por lei, como o percentual de área impermeável do terreno ou os espaços para a entrada de iluminação natural.

Mas não para por aí! A contratação do arquiteto vai favorecer você em vários aspectos:

- Planejamento: A partir dos atributos definidos pelos clientes (conforto, beleza,  economia etc.), o arquiteto desenvolve o projeto e oferece os indicativos de coordenação do trabalho, os gastos com materiais e a gestão da mão de obra, dependendo do caso;

- Segurança: quando falamos nesta palavra, queremos indicar tanto a preservação da vida e integridade das pessoas que vão trabalhar quanto a proteção patrimonial. Essa combinação acontece quando a obra está amparada em bom projeto e num plano de execução adequado.

- Economia: o trabalho do arquiteto vai ajudar você a prever a quantidade certa de materiais, evitando desperdícios ou compras acima do valor de mercado. Do mesmo modo, quando acompanha a execução, o arquiteto ajuda na mensuração das horas de mão de obra e no cumprimento do cronograma.

- Conforto: um projeto bem desenhado por um profissional da arquitetura vai garantir que os espaços sejam confortáveis e funcionais, garantindo arejamento, luz natural e mobilidade.

- Valorização: uma obra respaldada por um arquiteto vai custar menos e, ao mesmo tempo, terá maior valor de marcado – afinal, estará adequada a técnicas e modelos que aumentarão a possibilidade de negociação do imóvel caso seja necessário.

Gostou dessas dicas? Clique aqui e veja como as esquadrias de PVC podem deixar a sua obra ainda mais especial.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados