Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Paleta de cores para casas: saiba como escolher

compartilhe:

Não importa se é uma reforma, revitalização ou construção: a paleta de cores para casas precisa ser decidida com muita atenção. Afinal de contas, estamos falando da pintura dos ambientes, e as cores falam muito sobre o clima de cada espaço.

Logo, precisam ser harmonizadas para o melhor aproveitamento da funcionalidade de cada ambiente. Como já falamos aqui no blog uma outra vez, cada cor desperta em nós um tipo de diferente de reações mentais – é o que chamamos de psicologia das cores.

No entanto, a escolha das cores para decoração deve – sempre que possível – trazer uma harmonia ou uma conexão entre os espaços. E é justamente para trazer o equilíbrio ou organizar os contrastes que funciona a paleta de cores.

Separamos aqui um conjunto valioso de informações que vão de ajudar a fazer as combinações mais adequadas para colorir a sua casa. Confira!

A cor ajuda a definir o tamanho

Antes de tudo, vale ressaltar que existe uma relação entre as cores e o tamanho do ambiente.

Por exemplo, os tons mais claros ajudam a dar amplitude e facilitam a iluminação dos espaços. Logo, são muito utilizados na hora de colorir uma saleta ou um pequeno lavabo.

Por outro lado, as cores escuras dão um clima mais intimista e, por isso, deixam a impressão de um espaço menor e mais restrito. Então, se a intenção é criar um ambiente aconchegante e acolhedor, esses tons podem ser boas escolhas.

Combine a partir do círculo cromático

As combinações podem surgir a partir do uso do círculo cromático. Dividido em 12 seções, ele apresenta uma cor predominante e suas possíveis combinações, que podem ser feitas tanto por analogia ou por complementação. Vamos entender:

As cores complementares aparecem no círculo na extremidade oposta. Por exemplo, a cor complementar do azul é o laranja. Ao usar os tons complementares, o ambiente ganhará uma aparência vibrante por conta da oposição na temperatura das cores.

Se pensamos em cores análogas, elas aprecem uma ao lado da outra no círculo. No caso do azul, as análogas são as cores verde e roxo.

Ao apostar na analogia, os tons equilibram o ambiente, devido a presença da mesma cor primária. Por exemplo, o verde é a mistura do azul com amarelo, enquanto o roxo é a soma do azul com o vermelho.

Os tons neutros nunca saem de moda

O sempre atual branco neutro, as variações do marfim e os tons de cinza ou bege são clássicos que podem servir como matriz de pintura.

Aliás, se conectam muito bem com tonalidades mais agressivas para espaços próximos ou mesmo para detalhes no mobiliário.

Essa mesma lógica vale para as molduras das portas e janelas do ambiente. Se essa for a sua intenção, as esquadrias de PVC podem ser ótimas opções.

Isso porque, além do tradicional branco, também estão disponíveis em outras cores, como foscas, metalizadas ou imitando madeira.

Dessa forma, garantem um ótimo acabamento ao seu ambiente. Sem contar as inúmeras vantagens oferecidas pelo material, como maior durabilidade e isolamento térmico e acústico.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça vários estilos de construção para inspirar a sua obra!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados