Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Entenda a psicologia das cores para decorar sua casa

compartilhe:

A escolha das cores para as paredes ou para a fachada de um imóvel envolve muito mais do que apenas o gosto de quem está organizando a construção, a reforma ou a repaginação dos espaços.

As cores, além de darem os diferentes tons aos ambientes, despertam reações mentais nas pessoas que as veem. Tanto é que existem uma série de estudos para ajudar os empresários a definirem que tipo de cor deve ser usada em cada tipo de atividade comercial – é o que chamamos de psicologia das cores.

Restaurantes de comida rápida, por exemplo, normalmente apostam em cores mais vibrantes para despertar o senso de urgência nos clientes – para que se sentem, comam e deixem o espaço rapidamente, favorecendo com que haja mais mesas disponíveis o quanto antes.

Mas como podemos pensar nessa lógica para um projeto residencial de decoração, por exemplo? A gente separou dicas especiais pra você entender como cada cor atua em nossa sensibilidade visual e, desse modo, você vai poder fazer as escolhas mais coerentes com cada necessidade. Acompanhe!

Amarelo

Dentro da lista de significado das cores, o amarelo aparece associado a ativação mental, alerta e criatividade. Por isso está presente em ambientes de desenvolvimento de novas ideias, como salas de reunião e escritórios de publicidade. Nos ambientes residenciais, funciona bem em áreas de lazer, mas sempre como presença em detalhes, como portas e molduras.

Azul

O azul, por sua vez, está associado a relaxamento, calma e tranquilidade. Por conta disso e também, pelo fato de dar uma sensação de amplitude nos espaços, a cor é muito usada em espaços a serem ocupados por longos períodos, como quartos e salas de estudo.

Verde

Associada ao equilíbrio – por ser justamente o resultado da mistura do azul com o amarelo – a  cor verde ajuda no descanso visual e está associada à saúde, natureza e vitalidade. É muito recomendada para ambientes de atendimento médico. Uma vantagem é de que o uso de tons de verde mesclados pode trazer resultados incríveis de harmonização.

Vermelho

Associado ao romance e à força, o vermelho pode ajudar a aquecer simbolicamente ambientes mais frios, além de dar destaques em uma parede de determinado ambiente ou mesmo chamar atenção para espaços como cantos e vãos de escadas.

Laranja

É uma cor quente, vibrante, associada a energia e intensidade. É necessário usar com moderação, pois pode estimular em excesso a agitação das pessoas. Na medida certa, vai muito bem em ambientes que exigem raciocínio rápido e agilidade.

Branco

Ideal para dar amplitude a ambientes com pouco espaço, o branco é o coringa dos projetos de decoração. De fácil articulação com as outras cores, precisa de companhia para tirar o aspecto monótono que naturalmente oferece.

Preto

Apesar de neutro, o preto é uma cor muito marcante. Simboliza firmeza e assertividade. Muito usado em móveis e detalhes decorativos em escritórios e salas de reuniões. O uso em pareces pode reforçar sensação de claustrofobia e sufocamento.

Tons pastéis

Também são muito versáteis, porque transmitem elegância, tradição e estilo. Costumam ser usados em projetos de ambientes que desejem despertar aconchego e serenidade, como salas de estar e consultórios psicológicos.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça vários estilos de construção para inspirar a sua obra!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados