Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Vou construir, e agora? Confira dicas do que fazer antes de iniciar a obra

compartilhe:

Muitas famílias têm como meta de vida construir uma casa própria. Outras pessoas têm na construção de casas para revenda uma possibilidade de renda ou investimento. Independente da sua condição, antes de começar uma obra é necessário pensar nos passos a serem dados.

São orientações simples, mas que fazem toda a diferença para garantir segurança e tranquilidade para você. Confira a seguir os detalhes do passo a passo!

Aquisição do terreno

O terreno terá um papel fundamental para definir o perfil da construção. A localização, a infraestrutura ao redor e a inclinação da área vão determinar custos e também podem orientar o número de pavimentos e a estrutura da edificação.

Contratação dos profissionais para o projeto

Se você já tem o terreno para a obra, ok. Mas se você está em busca de um espaço para adquirir, ter a parceria de um arquiteto para assessorar a aquisição é interessante – ele pode ajudar a avaliar custos eventuais de correção do solo ou de instalação de infraestrutura. Com o terreno escolhido e adquirido, será necessário ter ao lado um arquiteto para a assumir a responsabilidade do projeto e um engenheiro para assumir o acompanhamento da construção. 

Desenho do projeto e aprovação da obra

Nesta hora, com o auxílio dos profissionais, serão definidos o tamanho da obra, as divisões entre os ambientes, a funcionalidade de cada espaço e os desenhos de elétrica, hidráulica e acessibilidade. Esse esquema de construção deverá passar pela aprovação do poder público na prefeitura. Dependendo da área da a construção, pode haver a necessidade de obtenção de licenças em outros organismos governamentais.

Preparação do terreno

Na sequência, antes ainda de começar propriamente a construção, é necessário realizar o serviço de nivelamento do terreno e ajustar a chegada de água e energia elétrica nos pontos de medição e distribuição para a obra.

Cotação dos materiais

É importante recordar que a aquisição dos materiais faz uma grande diferença no resultado final da construção. Ter em mente o custo com todos os materiais antes da obra começar é fundamental para um planejamento financeiro de qualidade.

Na hora de cotar os materiais da sua obra, não deixe de consultar sobre as esquadrias de PVC. Afinal elas são sinônimo de funcionalidade, bom gosto e sustentabilidade.

Trazem alta durabilidade, são produzidas com material que reúne resistência, flexibilidade e fácil manutenção. Tudo isso com design contemporâneo e fácil harmonização com as várias tendências e materiais.

Construção da edificação

A partir das orientações do projeto e dos critérios aprovados pela prefeitura, a equipe de construção segue o ritmo para lançar os alicerces, erguer as paredes, ajustar os pontos de energia, água, gás, cobrir e executar o acabamento. Nesta fase, o proprietário deve ficar atento também ao pagamento de taxas e impostos, como o INSS de obra.

Licenciamento, habite-se e registro

Finalizada a obra, o poder público faz uma vistoria e expede um documento que atesta a liberação da obra para uso. Com esse documento em mãos, o proprietário pode encaminhar a lavratura da escritura no Registro de Imóveis.

Gostou desse conteúdo? Confira no nosso blog os papéis do engenheiro e do arquiteto na obra.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados