Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Bioarquitetura: aposte em esquadrias de PVC para projetos mais sustentáveis

compartilhe:

A bioarquitetura está em expansão e vem se consolidando como tendência nos projetos de construção civil. Afinal, a consciência do cuidado com o meio ambiente tem sido cada vez mais desenvolvida em vários setores: das escolas às associações corporativas.

Essa mentalidade inovadora e de integração com a natureza faz com que cada vez mais profissionais desenvolvam projetos de arquitetura sustentável. Além de incluir plantas e vegetação nos ambientes, a proposta também busca investir em materiais sustentáveis que causem menos impactos ambientais.

Para te ajudar a conhecer mais sobre esse universo e descobrir por que o PVC é sustentável, preparamos este material especial. Acompanhe!

O que é bioarquitetura?

A bioarquitetura é um campo de conhecimento que busca agregar princípios da biologia e da arquitetura para projetar e construir edifícios, cidades e outras estruturas. A meta é que as construções estejam em harmonia com a natureza e o meio ambiente.

A base dessa abordagem está na ideia de que os seres humanos são parte de um ecossistema maior. Portanto, o ambiente construído pelas mãos humanas deve provocar o menor impacto possível e funcionar em harmonia com o ambiente natural.

O conceito da bioarquitetura tem como foco a busca por espaços de vida sustentáveis, eficientes e saudáveis que garantam ao mesmo tempo o bem-estar e o equilíbrio com a natureza. Para alcançar essa meta, são várias as estratégias a serem utilizadas pelos profissionais envolvidos nos projetos de construção:

- Uso de elementos e materiais naturais no projeto de construção;

- Preferência por insumos de origem local e renováveis;

- Concepção de espaços que maximizem a luz e a ventilação naturais;

- Prioridade de uso de matérias-primas que tenham destinação sustentável e que gerem o mínimo possível de poluição ou danos ao meio ambiente.

Como o PVC pode ser incorporado a projetos de bioarquitetura?

A principal vantagem das esquadrias de PVC em projetos sustentáveis está na combinação entre a eficiência e a preservação ambiental.

Começamos pelo aspecto térmico. Afinal, para ter uma casa mais fresca, vale a pena pensar em materiais que funcionem como bons isolantes térmicos e, ao mesmo tempo, não agridam o ambiente.

Nesse contexto entra o PVC, que é produzido a partir do eteno, um subproduto do petróleo, combinado com o cloro extraído do cloreto de sódio – o popular sal de cozinha.

O resultado dessa composição química é uma substância resistente, com ótimo isolamento térmico e ambientalmente sustentável, visto que o PVC é 100% reciclável após o término da sua vida útil.

Além disso, o PVC oferece excelentes resultados de isolamento acústico, tem baixo custo de manutenção no médio e longo prazo e se adapta esteticamente a diversas possibilidades de design arquitetônico.

Gostou? Entre em contato conosco para saber mais! Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e atender as necessidades do seu projeto.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados