Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Confira dicas de como deixar os ambientes mais arejados

compartilhe:

Estamos em uma época do ano em que, na maioria das regiões do Brasil, o forte calor é predominante. Manter o ambiente interno refrescado acaba por se tornar um desejo muito popular, tanto em residências quanto em ambientes corporativos. Se, até pouco tempo atrás, a solução de refrigerar os espaços com aparelhos de ar-condicionado era uma grande tendência, hoje, a pandemia de Covid-19 mudou as prioridades. Isso porque há um risco de que pessoas saudáveis, mesmo distantes de indivíduos infectados, possam contrair através do ar, por se manterem expostas a ambientes que não dispõem de ventilação natural.

Diante desse cenário, a preocupação de criar e manter um ambiente arejado voltou a ser prioridade entre arquitetos, engenheiros e contratantes de obras. Se você está construindo ou pretende realizar uma reforma o seu imóvel, acompanhe aqui algumas propostas de intervenções que podem ajudar a melhorar a ventilação dos ambientes no seu imóvel e garantir mais segurança e conforto para os ocupantes. Confira!

 

Espaços arejados: mais saúde e segurança

Além de ajudar na regulação da temperatura, a movimentação do ar em um ambiente oferece muitos benefícios de saúde. Além de colaborar para evitar doenças respiratórias, um espaço com ar constantemente renovado evita reações alérgicas severas, impede o acúmulo de sujeira e crescimento de mofo e pontos de umidade e impede a concentração de odores desagradáveis eventualmente provocados por algum procedimento realizado dentro do ambiente.

 

Mais portas e janelas: solução planejada

Avalie a possibilidade de quebrar paredes, abrir janelas e criar corredores de circulação de ar. Além de criar ambientes mais ventilados, pode ser uma chance de revitalizar a estética, ampliando possibilidades de entrada de luz natural. Para esse propósito, as esquadrias de PVC podem ser utilizadas com segurança – garantindo também bom gosto e versatilidade arquitetônica. Lembre-se, no entanto, que não bata apenas simplesmente abrir um buraco em uma parede para assegurar que a circulação do ar vá melhorar. A intervenção só deve ser feita pós realizar uma consulta com especialistas e ter um projeto assinado por um responsável técnico.

 

Ventilação cruzada: decisão estratégica

Especialmente em construções que vão ser iniciadas, vale pensar numa estratégia de ventilação cruzada. A ideia é desenhar a planta alinhando os vãos de entrada de ar na direção em que os ventos sopram com mais frequência. É como se a cassa funcionasse como um tubo de passagem do ar – que entra por uma abertura e saia por outra. Essa orientação garante que o ar da casa esteja renovado constantemente, e pode ser aplicada tanto em casas térreas quanto em sobrados.

 

Ventilador de teto + janelas abertas: uma resposta intermediária

Nós sabemos que não é sempre possível ou viável criar nos espaços as condições para que o ar circule de modo natural, sincronizado com a direção dos ventos. Em situações em que a posição dos espaços ou as condições de vento não são tão favoráveis, vale a pena pensar na instalação de um ventilador de teto. O giro das pás ajuda na movimentação do ar e, caso haja uma porta ou uma janela no espaço, essa movimentação ganha um ponto de troca do ar de dentro com o ambiente externo. Também nesses casos, vale pensar em utilizar as estruturas de PVC, que estão disponíveis no mercado em diversos modelos de abertura e podem ser fabricadas sob medida, adaptando-se às necessidades de cada ambiente.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens do PVC na fabricação de esquadrias.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados