Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Confira dicas de como deixar os ambientes mais arejados

compartilhe:

Estamos em uma época do ano em que, na maioria das regiões do Brasil, o forte calor é predominante. Manter o ambiente interno refrescado acaba por se tornar um desejo muito popular, tanto em residências quanto em ambientes corporativos.

Se, até pouco tempo atrás, a solução de refrigerar os espaços com aparelhos de ar-condicionado era uma grande tendência, hoje, a pandemia de Covid-19 mudou as prioridades. Isso porque há um risco de que pessoas saudáveis, mesmo distantes de indivíduos infectados, possam contrair através do ar, por se manterem expostas a ambientes que não dispõem de ventilação natural.

Diante desse cenário, a preocupação de criar e manter um ambiente arejado voltou a ser prioridade entre arquitetos, engenheiros e contratantes de obras.

Se você está construindo ou pretende realizar uma reforma o seu imóvel, acompanhe aqui algumas propostas de intervenções que podem ajudar a melhorar a ventilação dos ambientes no seu imóvel e garantir mais segurança e conforto para os ocupantes. Confira!

Espaços arejados: mais saúde e segurança

A movimentação do ar em um ambiente, além de ajudar na regulação da temperatura, oferece muitos benefícios de saúde.

Além de colaborar para evitar doenças respiratórias, um espaço com ar constantemente renovado evita reações alérgicas severas, impede o acúmulo de sujeira e crescimento de mofo e pontos de umidade e impede a concentração de odores desagradáveis eventualmente provocados por algum procedimento realizado dentro do ambiente.

Mais portas e janelas: solução planejada

Avalie a possibilidade de quebrar paredes, abrir janelas e criar corredores de circulação de ar. Além de criar ambientes mais ventilados, pode ser uma chance de revitalizar a estética, ampliando possibilidades de entrada de luz natural.

Para esse propósito, as esquadrias de PVC podem ser utilizadas com segurança – garantindo também bom gosto e versatilidade arquitetônica. Lembre-se, no entanto, que não bata apenas simplesmente abrir um buraco em uma parede para assegurar que a circulação do ar vá melhorar.

A intervenção só deve ser feita pós realizar uma consulta com especialistas e ter um projeto assinado por um responsável técnico.

Ventilação cruzada: decisão estratégica

Especialmente em construções que vão ser iniciadas, vale pensar numa estratégia de ventilação cruzada. A ideia é desenhar a planta alinhando os vãos de entrada de ar na direção em que os ventos sopram com mais frequência.

É como se a cassa funcionasse como um tubo de passagem do ar – que entra por uma abertura e saia por outra. Essa orientação garante que o ar da casa esteja renovado constantemente, e pode ser aplicada tanto em casas térreas quanto em sobrados.

Ventilador de teto + janelas abertas: uma resposta intermediária

Nós sabemos que não é sempre possível ou viável criar nos espaços as condições para que o ar circule de modo natural, sincronizado com a direção dos ventos. Em situações em que a posição dos espaços ou as condições de vento não são tão favoráveis, vale a pena pensar na instalação de um ventilador de teto.

O giro das pás ajuda na movimentação do ar e, caso haja uma porta ou uma janela no espaço, essa movimentação ganha um ponto de troca do ar de dentro com o ambiente externo.

Também nesses casos, vale pensar em utilizar as estruturas de PVC, que estão disponíveis no mercado em diversos modelos de abertura e podem ser fabricadas sob medida, adaptando-se às necessidades de cada ambiente.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens do PVC na fabricação de esquadrias.

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados